Fotos tirada antes da pandemia - Semana do Bebê 2019
O Fundo das Nações Unidas para Infância - Unicef anunciou hoje, 08, Mombaça como um dos vencedores do Selo UNICEF Município Aprovado 2017-2020. Uma conquista histórica da gestão do Prefeito Ecildo Filho em prol das crianças e adolescentes de Mombaça. Há anos que o Município buscava reconquistar o maior certificado internacional de eficácia das políticas públicas voltadas para as crianças e jovens. Dos 1924 municípios convidados em 2017, apenas 431 cidades de 18 Estados do Semiárido do Brasil e Amazônia Legal conquistaram o Selo UNICEF 2017-2020. No Ceará, dos 176 municípios participantes, 115 obtiveram o selo.
A primeira-dama, Jakelini Braga Evangelista, juntamente com o articulador Ney Werbson, estiveram à frente da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Mombaça, que executou um grande trabalho. Mombaça aderiu à edição 2017/2020 do Selo Unicef, visando avançar seus indicadores, desenvolvendo, ao longo desses quatro anos, atividades e projetos relacionados com as ações estratégicas, definidas pelo Unicef, diretamente alinhadas com importantes eixos (saúde, educação, lazer, etc).
Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.
A aprovação dos municípios é feita com base em avaliações técnicas. Nelas, o município é avaliado dentro do seu grupo. Em Impacto Social é examinado o comportamento de indicadores de educação e saúde em determinado período; Em Gestão de Políticas Públicas são checados a educação municipal, serviços de saúde da criança e do adolescente e construção da cidadania. Na Participação Social, são quatro os vetores analisados: Participação Política de Adolescentes, Educação Ambiental, Cultura Popular e Comunicação.
Para o prefeito Ecildo Filho a Certificação do Selo Unicef Município Aprovado é motivo de muita alegria e satisfação. Encerrar sua gestão com esse reconhecimento dá uma sensação do dever cumprido. É a culminância de um trabalho que teve inicio em sua gestão fruto dos investimentos nas políticas voltadas para as crianças. Fica o sentimento de gratidão a todos os envolvidos. A devoção da primeira dama Jakelini, a equipe de articulação capitaneada pelo Articulador Ney Werbson, os menino e meninas do NUCA, o CMDCA, o apoio dos secretários municipais e a equipe de técnicos e profissionais. O Certificado é importante mas, o que é mais relevante são os avanços que Mombaça adquiriu.
Saiba mais
O município para ser certificado precisa seguir as etapas da metodologia da edição 2017-2020:
Realizar ações que melhorem os indicadores de impacto social (12 indicadores)
Realizar o 1° Fórum Comunitário (onde é apresentado um diagnóstico de como estão os indicadores e a partir do diagnóstico os participantes do Fórum cria um Plano de Ação para trabalhar esses índices durante toda edição)
Realizar a Reunião Intermediária (que tem a função de avaliar o andamento das ações, e fazer ajustes no Plano)
Realizar o 2° Fórum Comunitário (que por motivos da Pandemia foi substituído por um relatório de fechamento das ações e apresentação de resultados)
Criar o Núcleo de Adolescentes (NUCA), formado por meninos e meninas, com a missão de realizar 8 desafios temáticos.