O prefeito Ecildo Filho, preocupado com os números de casos do coronavírus, que têm aumentado consideravelmente no Estado do Ceará, como também aproveitando esse momento de "Quaresma" que nos leva ao recolhimento espiritual, solicita aos mombacenses a colaboração de cada um no sentido de permanecer em casa. Só sair se houver realmente a necessidade de resolver algo fora do ambiente familiar, como ir a supermercado, farmácia, atender um chamado de urgência, etc.
Permanecer em casa, segundo a orientação das autoridades em saúde pública, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, é a maneira mais eficaz de combater a disseminação do Novo Coronavírus (COVID19).
Pesquisadores e cientistas do mundo todo estão em uma batalha incansável de encontrar uma vacina ou um medicamento para a cura do coronavírus. Até a presente data ainda não foi encontrado nem um medicamento eficaz, nem uma vacina capaz de conter a pandemia que tem afetado a população mundial, nos obrigando a permanecer em casa.
A única saída eficaz nesse momento é que cada um permaneça em casa. Quanto menor aglomeração de pessoas, menor é a probabilidade do vírus se espalhar.
"Nós que fazemos a Administração Pública estamos fazendo a nossa parte: mantendo as escolas fechadas, prorrogando Ponto Facultativo em nossas repartições públicas (mantendo em funcionamento os serviços essenciais), decretando Situação de Calamidade Pública, colocando nossos servidores na orientação das medidas preventivas (Demutran, Guarda Municipal, Agentes Comunitários de Saúde - ACS, Agentes Comunitários de Endemias - ACE, Equipes de Saúde da Família- ESF)." Declara Ecildo Filho.
É necessário de cada um faça a sua parte: Fique em Casa. Juntos vamos vencer essa batalha.