O município de Mombaça já comemora a conquista de um dos dois grandes prêmios a nível nacional que está concorrendo no trato das políticas em prol a criança e o adolescente. Trata-se do Selo Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq. Outro prêmio que o município está concorrendo com grandes possibilidades de conquistar é o Selo Unifec - Município Aprovado.
Essa semana o prefeito Ecildo Filho recebeu o comunicado da conquista do Selo Prefeito Amigo da Criança com muita alegria e de imediato divulgou nas redes sociais manifestando seu orgulho pelo reconhecimento a quem imputou o trabalho conjunto de toda sua equipe.
O Ecildo Filho agradeceu a oportunidade de participar dessa importante certificação e dividiu essa alegria com toda equipe intersetorial e população mombacense.
Para o prefeito esse é o resultado de uma gestão que tem um olhar mais dedicado às políticas públicas voltadas para defesa, a promoção e a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.
Durante o período de quatro anos 2.300 gestões foram avaliadas. Apenas 125 em todo país foram contempladas, no Ceará apenas 12, e Mombaça é um delas, de forma legítima e honrosa.
O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) mobiliza e certifica após rigorosa avaliação, os prefeitos e prefeitas que implementaram ações e políticas públicas que promovam e garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.
A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.
Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.
Ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa. A Fundação Abrinq contou com o apoio de diversos parceiros institucionais que estiveram presentes desde a adesão dos gestores municipais até o atual reconhecimento, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do programa.