A Prefeitura de Mombaça pagou, na última segunda-feira (24), o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 70%.
No total, foram divididos proporcionalmente R$ 4.043.206,50 (quatro milhões quarenta e três mil duzentos e seis reais e cinquenta centavos), para cerca de 1.030 trabalhadores, abrangendo todos os servidores da educação de Mombaça.
Fundeb é um fundo especial composto por recursos originários de impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação. Criado provisoriamente em 2007, o mecanismo foi instituído como instrumento permanente de financiamento em agosto de 2020, por meio de emenda. A medida amplia de 10% para 23% a participação da União no financiamento da educação básica e altera a forma de distribuição dos recursos entre os entes federados.
A Prefeitura pagou ainda o anuênio retroativo a 37 servidores, e através do prefeito Orlando Filho, anunciou que a progressão será implantada até março deste ano.
"São ações que valorizam essa classe que tanto trabalha e merece o justo reconhecimento. É um dia de alegria para a educação de Mombaça. Seguirei trabalhando para garantir o melhor serviço para todos os mombacenses." Destacou o gestor municipal.