A Prefeitura de Mombaça, através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, promoveu a campanha "Decida Pela Vida" durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Neste mês, as unidades básica de saúde e os equipamentos assistenciais do município de Mombaça, intensificaram as ações para estimular os cuidados com a saúde mental, de forma a contribuir com a campanha.
Ainda foram realizadas, roda de conversa com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede e nos distritos de Nova União e Carnaúbas, reunião com os pais/responsáveis dos usuários.
Importante destacar que de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo: são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA no número de casos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta ainda que o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.
Os dados são alarmantes. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.
Informações: OMS