As centrais são os lugares onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada, e em Mombaça terá investimentos de mais de 340 mil reais.
Nessa quinta-feira (22), a Prefeiutura de Mombaça, realizou a solenidade da ordem de serviço para a construção da 1ª fase da Central de Resíduos Sólidos, através do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, o Codessul.
O município de Mombaça, já deu um importante passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos, eliminando o antigo lixão no ano de 2018, e hoje para contribuir com a sustentabilidade ambiental e o bem estar da população de Mombaça o prefeito Orlando Filho, traz a Central Municipal de Resíduos Sólidos que irá contribuir com o cuidado do meio ambiente.
A Central Municipal de Resíduos Sólidos terá uma área de 10 mil metros, e será uma estrutura que oferecerá a população, serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos aptos a serem reciclado, tais como papel, plástico, vidro, metal e ainda óleo de cozinha já usado, que serão preparados para indústrias que trabalham a reciclagem.
A construção das centrais possibilitará o cumprimento das obrigações legais trazidas pelas Políticas de Resíduos Sólidos, estabelecidas pela Lei Federal N° 12.305/2010 e pela Lei Estadual N° 16.032/2016.
Estiveram presentes no evento, o prefeito Orlando Filho, acompanhado da primeira-dama Lívia Alencar, da vice-prefeita, Elidiana Carvalho, do secretário do meio ambiente, Natanael Marques, do presidente do Consórcio e prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, servidores do CODESSUL, participaram ainda, o Presidente do Legislativo Municipal, vereador Júnior Padeiro, vereadores, Lucas Almeida, Júnior do Leôncio, Josielma Pinheiro, Claudênia Cavalcante e Robson Marques, e ainda secretários municipais.
Em sua fala o prefeito Orlando Filho, destacou a importância das ações que são desenvolvidas em prol do meio ambiente. "São ações como essas que fizeram com que mais uma vez, Mombaça fosse nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, meta alcançada através de ações e projetos investidos na área ambiental". Destacou ele.
No total, serão oito centrais municipais construídas nos oito municípios consorciados, dentre eles Mombaça.