CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Hoje realizamos as entregas dos kits de trabalho aos nossos ACS e ACE

Esses profissionais realizam um papel muito importante, cuidando da saúde dos nossos Mombacenses. Com esses kits, estamos melhorando a qualidade de trabalho desenvolvido por eles. Agradecemos pelo comprometimento e dedicação de cada um de nossos ACS e ACE.

#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Mombaça é premiada durante a 1ª Mostra “Cariri, aqui tem SUS”

O trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde do município de Mombaça foi premiado durante a 1ª Mostra "Cariri, aqui tem SUS".

O trabalho intitulado "Fortalecendo o cuidado em saúde mental através do trabalho colaborativo: relato de experiência", apresentado pela enfermeira Elaine Cristina, foi certificado pela Comissão Científica da Mostra com uma menção honrosa, conquistando o 3º lugar dentre os diversos trabalhos apresentados no evento.

Isso destaca o trabalho de excelência que a Prefeitura Municipal de Mombaça e a Secretaria de Saúde vêm desenvolvendo. Agradecemos e parabenizamos a todos os profissionais que fazem parte dessa rede de cuidado. Vocês fazem o SUS!

#Saúde 18/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Celebrando uma conquista importante para a nossa comunidade!

O projeto de lei que estabelece incentivos financeiros adicionais com base na produtividade para os Agentes de Combate a Endemias (ACE), foi solicitado pelo Prefeito Orlando Filho e aprovado com unanimidade. Um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização desses profissionais dedicados, que desempenham um papel fundamental na nossa cidade.

Juntos, construímos um futuro mais saudável e justo.

#Saúde 05/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Foco na Saúde Visual: 496 Pacientes Recebem Notícias Encorajadoras em Retorno Pós-Cirúrgico

Em 4 de dezembro, realizamos o retorno pós-cirúrgico, o qual 496 pacientes que passaram por cirurgias oculares, sendo 422 para cataratas e 74 para pterígio.

A saúde visual da nossa comunidade é prioridade, e estamos felizes por compartilhar esses resultados positivos

#Saúde 17/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 1º Fórum Municipal da Rede de Atenção Psicossocial Fortalece Estratégias e Colaboração na Busca por Bem-Estar Mental.

Celebramos com entusiasmo o 1º Fórum Municipal da Rede de Atenção Psicossocial de Mombaça

Um encontro que marcou um passo significativo em prol da saúde mental. Sob o tema ‘Fortalecendo o Currículo em Saúde Mental Através do Trabalho Colaborativo'.

Durante o evento, discutimos estratégias inovadoras, compartilhamos experiências e fortalecemos os laços que unem nossos esforços, contribuindo para a construção de uma abordagem mais eficaz e inclusiva em saúde mental. Contamos com a presença da vice-prefeita Elidiana Carvalho e das vereadoras Josielma Pinheiro e Claudenia Cavalcante.

Mombaça está trilhando um caminho de cuidado e apoio, e agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada. Juntos, fortalecemos o presente e construímos um futuro mais resiliente para nossa comunidade.

#Saúde 08/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 5ª Edição do Programa ReviVer Promete Mais de 400 Cirurgias para Restaurar a Saúde Ocular da Comunidade!

O Município de Mombaça tem a honra de anunciar a realização da 5ª edição do Programa ReviVer, uma iniciativa dedicada a melhorar a saúde visual de nossa comunidade. Nos dias 7 e 8, realizamos avaliações para mais de 400 cirurgias de catarata e pterígio, que serão realizadas entre 20 e 23 de novembro.

Nesta ocasião, contamos com a presença da vice-prefeita Elidiana Carvalho e da vereadora Josielma, que reforçaram nosso compromisso em proporcionar a recuperação da visão e a melhoria na qualidade de vida de nossos cidadãos. Através do Projeto ReviVer, já beneficiamos mais de duas mil pessoas em nosso município. Continuamos trabalhando para o bem-estar de todos.

#Saúde 19/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Cenário Estratégico em Mombaça: VII Reunião da CIR/Cariri Desperta Diálogo Vital entre Gestores para Melhorias na Saúde!

Ontem, 18 de outubro, Mombaça sediou a VII Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regionais do Cariri (CIR/Cariri).

Este evento reuniu gestores de 45 secretarias municipais da região, proporcionando um espaço de diálogo e colaboração essencial para discutir políticas públicas de saúde e estratégias para aprimorar o setor, destacando o comprometimento das autoridades locais com o bem-estar da comunidade.

#Saúde 18/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Fortalecendo o Cuidado de Saúde em Boa Vista: Entrega de Ambulância para a Comunidade.

Na manhã de hoje, 18 de julho, a Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Saúde, entregaram uma ambulância para atender os moradores do distrito de Boa Vista e região. A secretária da pasta, Liane Alencar, ao lado dos vereadores, Júnior Padeiro e Júnior do Leôncio, realizaram na ocasião, a entrega da chave do transporte ao motorista da comunidade.

Os moradores de Boa Vista agora têm um recurso vital para o transporte seguro e eficiente de pacientes, permitindo que sejam encaminhados rapidamente aos hospitais e unidades de saúde adequadas, garantindo que todos tenham a oportunidade de receber atendimento médico essencial.

#Saúde 08/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Mombaça realiza mutirão de cirurgias de catarata e pterígio com quase 300 agendamentos.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Saúde realizaram avaliações para mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, como parte do Programa ReviVer. Mais de 400 pessoas foram avaliadas e quase 300 cirurgias foram agendadas para ocorrer entre os dias 25 e 28 de março.

A gestão municipal tem demonstrado seu compromisso com o povo, oferecendo cuidados e atenção em cada ação realizada para beneficiar a população de Mombaça. O Programa ReviVer visa prevenir e tratar doenças oculares, proporcionando aos cidadãos o acesso a tratamentos adequados e de qualidade.

O mutirão de cirurgias é uma iniciativa importante para reduzir a lista de espera por esses procedimentos, essenciais para a qualidade de vida das pessoas afetadas por essas condições. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão empenhadas em garantir o acesso aos cuidados de saúde para todos os moradores de Mombaça.

#Saúde 03/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Mombaça realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde para garantir direitos e defender o SUS.

A Prefeitura de Mombaça, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 02/03, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, sob o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O evento teve como principal objetivo a avaliação da situação da saúde da população, bem como a estrutura das redes de Serviços e de Atenção à Saúde, além dos processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. A 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com a participação da superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina Mota, que ministrou a palestra magna.

O encontro também foi marcado pela presença de diversas autoridades locais, como a vice-prefeita Elidiana Carvalho, que representou o prefeito Orlando Filho, a primeira-dama Lívia Alencar, a secretária de Saúde Liane Alencar, a coordenadora da 18ª Regional de Saúde do Iguatu, Kátia Rangeli, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mombaça, Maria de Lourdes, o vereador Lucas Almeida, entre outros.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Mombaça foi uma oportunidade para a comunidade local discutir questões relevantes relacionadas à saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. O evento também reforçou o compromisso da gestão pública com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia.

#Saúde 16/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Inauguração da nova recepção do Hospital de Mombaça melhora conforto e humanização do atendimento aos pacientes

Na noite do dia 15 de fevereiro, A Prefeitura de Mombaça inaugurou a nova recepção do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo. A reforma teve como objetivo proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes que necessitam dos serviços prestados pela instituição. O novo espaço conta com um espaço moderno e acolhedor, mobiliário novo, iluminação adequada e ambiente climatizado.

A reforma da recepção representa um avanço significativo para o hospital, que busca sempre oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. A iniciativa é vista como um importante passo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos na instituição, assim como para a promoção da saúde e bem-estar da população de Mombaça e região.

Estiveram presentes, prestigiando a inauguração, o prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, a secretária de saúde, Liane Evangelista, e demais autoridades locais e representantes da sociedade civil. Todos destacaram a importância da iniciativa e a qualidade da obra realizada, para a população mombacense e região.

#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE MOMBAÇA SEGUE AVANÇANDO NA SAÚDE PARA SEUS MUNÍCIPES
#Vacinação 20/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MOMBAÇA inicia a vacinação de crianças contra a Covid-19

Mombaça iniciou, na manhã desta quarta-feira (19), a aplicação da vacina pediátrica em crianças entre 5 e 11 anos.

Na ocasião, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, se fez presente ao momento, que aconteceu do Centro de Saúde, e parabenizou o trabalho e organização dos servidores que estão à frente da campanha de imunização contra a Covid-19 em Mombaça, e ressaltou a importância de os pais levarem seus filhos para receberem a vacina.

A vacinação será realizada de forma escalonada e mediante cadastro na plataforma Saúde Digital. Os pais e responsáveis pelas crianças serão informados sobre os dias e horários para comparecerem as suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

#Desenvolvimento 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Semana do Bebê em Mombaça

A Prefeitura Municipal de Mombaça por meio da secretaria de Assistência Social e secretaria de Saúde, realizou durante o período de 08 á 12 de novembro, com encerramento hoje (24/11), a SEMANA DO BEBÊ, que em 2021 tem como tema "Um pacto pelo desenvolvimento e o cuidado da Primeira Infância", e trabalhou uma série de atividades, em parceria com o fundo das nações unidas para a infância (Unicef), com o objetivo de discutir políticas de atenção ao público infantil, além de avaliar os resultados alcançados pela gestão municipal nesta área.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

"Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, a primeira infância é prioridade na agenda do município de Mombaça. " Ressaltou o prefeito Orlando Filho.

O gestor municipal esteve no evento, ao lado da primeira-dama Lívia Alencar, secretários municipais envolvidos na ação Liane Alencar, secretária de saúde, Fatinha Lima, secretária de Assistência Social, vereadores, CMDCA, Conselho Tutelar e ainda com a presença do Articulador do Selo Unicef e chefe de gabinete Ney Werbson.

No momento foi entregue os certificados de bebê do ano, que teve representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde, e ainda os Kits bebê e book fotográfico as gestantes atendidas pelo Cras Leandro Arruno, do bairro Iracema e Cras São José.

A semana foi encerrada em praça pública, na noite de hoje (24/11), com ações da secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, e secretaria da Educação, com a realização da "NOITE CULTURA DA INFÂNCIA" e culminância do projeto "Era Uma Vez".

#Saúde 16/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Mombaça comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma comemoração em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no Auditório do Premium Hotel.

O Prefeito Orlando Filho participou do momento e destacou a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) no atendimento primário às famílias de Mombaça, já que o trabalho é realizado diretamente com a visita domiciliar no perímetro urbano e também na zona rural.

"Esse momento, é uma forma de homenagear os nossos Agente Comunitário de Saúde. É uma forma de valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho fundamental à Saúde do Município, realizando a visita domiciliar e, assim, conhecendo a necessidade da nossa gente", parabenizou o Prefeito Orlando Filho.

A comemoração contou com a entrega de material de trabalho e fardamento pata os agentes.

Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde.

Além do Prefeito Orlando Filho também participaram da comemoração a Primeira-Dama Lívia Alencar, a Secretária Municipal de Saúde, Liane Alencar, a Vice-Prefeita Elidiana Carvalho, e os representantes da Câmara de Vereadores, Claudênia Cavalcante, Lucas Almeida, Beto Vieira, Josielma Pinheiro, Wilker Nunes, e dos vereadores licenciados, Júnior do Leôncio, Dedé Lucas e Chico Antônio.

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL DE MOMBAÇA, JÁ REALIZA PROCEDIMENTOS NO NOVO CENTRO CIRÚRGICO Já são mais de 550 cirurgias realizadas
#Inauguração 05/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega novo Centro Cirúrgico de Mombaça O local passou por ampla reforma que envolveu significativas mudanças estruturais
#Seleção 30/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

A Prefeitura Municipal de Mombaça, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público o resultado Final do Processo Seletivo Simplificado.

O processo foi organizado seguindo os protocolos de segurança e as recomendações sanitárias para não haver aglomerações.

A Secretária Liane Alencar, torna público o resultado final referente ao edital N° 001/2021-SMS no que diz respeito aos cargos de cirurgião-dentista PSF e cirurgião-dentista CEO (Exodontia, Pacientes especiais e Periodontista), teve sua publicação suspensa em virtude de decisão judicial, e ainda ressaltou que a suspensão se deve a questionamentos quanto ao piso salarial da categoria, não existindo qualquer irregularidade no certame, e que o município já se encontra tomando as medidas necessárias para concluir o processo.

Resultado Final da Seleção Simplificada Secretaria de Saúde

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://mombaca.ce.gov.br/arquivos/1099/EDITAL_4_2021_0000001.pdf'></iframe>

#Treinamento 29/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE MOMBAÇA REALIZA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA USO DO CAPACETE ELMO O treinamento foi realizado por um grupo de profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará
#Seleção 13/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE MOMBAÇA: PREFEITURA LANÇA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria de Saúde, lançou ontem (12), edital para seleção de profissionais. As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola de Ensino Fundamental Laura Alencar, situada à Rua Casimiro Fiuza Benevides s/n, centro, Mombaça, nos dias 15, 16 e 19 de abril de 2021, no horário de 08h às 12h e 14h às 17h.

Serão selecionados profissionais para os cargos de Enfermeiros, Farmacêuticos, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista, Auxiliares de Consultório Odontológico, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Médicos Clínico Geral, Médico Cardiologista, Técnico de Radiologia, Motoristas , Psicólogos, Assistentes Social, Psicopedagogo, Biomédico, Terapeuta Ocupacional, e Agentes Comunitários de Saúde.


A seleção para os cargos será de duas etapas classificatórias com pontuação máxima de 100 (Cem) pontos, sendo que a Primeira etapa compreenderá PROVA CURRICULAR, tendo como base Currículo Padronizado definido conforme modelo constante nos Anexos II e III do Edital. Já a Segunda etapa, será de caráter também classificatório consistirá de ENTREVISTA, feita individualmente com os candidatos com um instrumento padronizado para o cargo e área de concorrência que será assinado pelo candidato e entrevistadores após o término de cada entrevista.

Ao todo, são 157 vagas a serem preenchidas.

De acordo com o edital, o resultado final do processo será divulgado dia 30 de abril e a convocação dos aprovados serão feita de acordo com a necessidade de pessoal através de publicação no Diário Oficial do Município.

Os participantes devem ficar atentos aos canais oficiais da prefeitura para possíveis anúncios que possam surgir durante o período. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado.

Em tempo

Os candidatos deverão possuir registro no conselho regional de cada profissão indicada ou declaração de conclusão com data de término do curso.

#Vacinação 04/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Orlando Filho assina intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 A intenção do município é possibilitar aos mombacenses o acesso a imunização contra a Covid-19
#Vacinação 09/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE MOMBAÇA atinge 100% na vacinação das doses já recebidas

Os sentimentos de gratidão, esperança e alegria tomaram conta do município de Mombaça. As reações se devem ao fato de o município ter conseguido aplicar as 833 doses da vacina contra a Covid-19, que o município recebeu, sendo o único município da área descentralizado de Iguatu região de saúde Cariri, a atingir 100% nas doses aplicadas.

Os dados foram divulgados pela ADS de Iguatu região de saúde Cariri, em boletim no último dia 08 de fevereiro.

Os gráficos mostram que o município de MOMBAÇA aplicou 403 doses da vacina CoronaVac em profissionais de saúde, e 430 doses da vacina Oxford em idosos com 75 anos ou mais, totalizando 833 doses.

"Para todos nós é uma conquista. Esperávamos muito por essa vacina. O sentimento é de esperança mesmo, para que possamos trabalhar com mais tranquilidade e também para que logo todos da cidade também possam ser vacinados", afirmou a secretária de saúde Liane Evangelista.

PLANO - Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Plano Nacional de imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação é composta por Trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos.

LOTES - Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar mais mombacenses. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o período de recebimento.

#Prefeito 05/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO DE MOMBAÇA É ELEITO VICE-PRESIDENTE DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE IGUATÚ

O Prefeito de Mombaça, Orlando Filho, foi eleito vice-presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu, em eleição realizada na manhã de hoje, sexta-feira (05). O consórcio administra o Centro de Especialidades Odontológicas Oduvaldo Ferreira Lessa e a Policlínica Regional Manoel Carlos de Gouvêa. Os equipamentos de saúde estão localizados na cidade de Iguatu.

A escolha da nova diretoria do consórcio público de saúde teve que ser realizada em um segundo momento, tendo em vista uma determinação judicial, alegando não ter havido quórum, para a primeira eleição.

O processo aconteceu novamente na sede da Policlínica Regional Manoel Carlos de Gouvêa, onde os representantes dos municípios da microrregião de Iguatu elegeram o prefeito de Saboeiro Marcondes Ferraz como presidente do consórcio e o prefeito de Mombaça Orlando Filho como vice-presidente, repetindo assim o resultado da primeira eleição.

O mandato é de dois anos. No entanto, somente os prefeitos podem votar e concorrer à presidência do consórcio. A nova gestão assume o biênio 2021/2022.

"O nosso maior desejo é contribuir com o consórcio público de saúde da nossa microrregião com responsabilidade, ética e transparência", afirmou Orlando Filho.

#Coronavírus 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE MOMBAÇA RECEBE PRIMEIRAS DOSES DA CORONAVAC As primeiras pessoas a receberem a dose inicial foram profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19.
#Coronavírus 08/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Fundação Itaú para a Educação e Cultura faz doação de 27 oxímetros a Secretaria de Saúde de Mombaça Os aparelhos serão distribuídos para nas Unidades Básicas de Saúde, Unidade Hospitalar, Centro Covid e Caps
#Saúde 24/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DE MOMBAÇA CAPACITA OS SEUS PROFISSIONAIS EM VENTILAÇÃO MECÂNICA

A Secretaria de Saúde promove nos dias 24 e 25 de julho uma capacitação presencial em Ventilação Mecânica (VM) para os profissionais: Médicos, Enfermeiros e Fisioterapeutas do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo.

A Secretária de Saúde, Dra. Norma Marques, diz que o treinamento é mais uma ação para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

"Com a chegada de novos respiradores na nossa unidade hospitalar a gestão oportuniza aos profissionais uma nova capacitação em VM e assim aprimora cada vez mais o conhecimento técnico.", enfatiza Dra. Norma Marques.

O curso é composto de aulas teóricas e práticas, e faz uma abordagem de todo o suporte, desde a intubação aos parâmetros do respirador, e está sendo ministrado pelo fisioterapeuta especialista em terapia intensiva pela ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva) Dr. Demétrio Denys de Holanda

O Prefeito Ecildo Filho, destacou a importância do momento para o município de Mombaça, que tem sido referência com sua equipe de profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19.

"A ventilação mecânica pode evitar significativamente a piora do quadro clínico e até salvar uma vida e o manuseio do equipamento é um dos fundamentos primordiais, por isso, é importante fazer este tipo de treinamento", ressaltou.

#Coronavírus 18/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL ANTONINA ADERALDO CASTELO RECEBE NOVOS RESPIRADORES

O Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo recebeu novos respiradores para o tratamento de pacientes com Covid-19. O anuncio foi feito pelo prefeito Ecildo Filho, através de uma videoconferência com o Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus, na tarde de ontem (17/07), ocasião que também anunciava a reforma do centro cirúrgico do hospital.

Os novos respiradores, doados pelo Governo do Estado e Governo Federal, foi fruto de um trabalho de articulação do prefeito Ecildo Filho com a Secretária de Saúde Dra. Norma Marques e coordenadora regional de Saúde Dra Tereza Cristina , devido a grande resolutividade do Hospital e sua equipe de trabalho no trato com os pacientes.

Durante esta semana a Secretaria de Saúde recebeu (via transportadora) um respirador de transporte do Governo Federal. Há 20 dias o município fez a solicitação, através de ofício, e o mesmo foi contemplado com mais um respirador. No entanto, o município já tinha 2 respiradores de transporte e agora fica com 3 para cada vez mais assistir a população.

#Coronavírus 20/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 SE REUNE PARA DISCUTIR NOVO DECRETO MUNICIPAL

As vésperas da decretação de um novo decreto de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus que deverá ser publicado pelo do Governo do Estado do Ceara, o Comité de Enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19) de Mombaça, se reuniu, através de videoconferência, na tarde sexta-feira (19), com a finalidade de apresentar as situação do vírus no município e adotar as devidas providências para seu combate.

A reunião conduzida pelo prefeito Ecildo Filho, contou com a presença da secretária de Saúde, Dra. Norma Marques, que apresentou números assustadores do aumento de casos positivos de pessoas com o Covid-19, mesmo com as medidas do decreto em vigência.

No debate entre os representantes da sociedade civil e do poder público municipal, ficou evidente que muita gente não obedece as regras do decreto isolamento social. Os relatos dão conta que mesmo com a maioria da população atenta aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus, que incluem uso obrigatório de máscara e evitar aglomeração, uma considerável parcela não obedece as determinações do decreto.

Os maiores fragrantes são circulação em vias públicas sem necessidade (caminhadas, permanência em praças, aglomeração em frente de comercio que deveriam está com as portas fachadas, aglomeração nas agencias bancárias e lotéricas), furar as barreiras sanitárias, realização de eventos com ajuntamento de pessoas no meio rural (bebedeiras, partidas de futebol, comemoração de aniversário) e uso inadequado da mascara.

Encerrada a reunião ficou acertado pela maioria absoluta dos membros que novo decreto deverá ser mais rigoroso, dando ênfase as medidas que carecem maior atenção da população, possibilidade de rever o relaxamento das atividades permitidas (exceto serviços essenciais), intensificar a publicidade do decreto nos meio de comunicação de massa (rádios) e a possibilidade de lockdown.

O prefeito Ecildo Filho concluiu a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus informando que baixará novo decreto, acatando as sugestões do Comitê, logo após a posição do Governo do Estado, visando manter o alinhamento com as decisões do governador Camilo Santana.

#Coronavírus 30/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COMITÊ DE ENFRETAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS REALIZA REUNIÃO ATRAVÉS DE VIDEOCONFERÊNCIA

Através de videoconferência o Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavirus se reuniu no inicio da tarde desse sábado (30/05) com objetivo de avaliar o quadro da pandemia no município de Mombaça e tomar decisões com relação medidas futuras.

A reunião foi presidida pelo prefeito Ecildo Filho que fez um resumo do Plano de Ação Econômica dos recursos que serão injetados no município através das obras que poderá gerar em torno de 600 postos de trabalho; pagamento da insalubridade do servidores das UBS's; ampliação e criação de novas equipes de Saúde da Família; distribuição de mais 500 cestas básicas em comunidades rurais e a vinda de 500 testes rápidos da Covid-19.

A Secretária de Saúde Dra. Norma Marques fez apresentação dos últimos números da Covid-19 em Mombaça, explicando que a tendência é haver um aumento considerável em função novos testes e salientou a importância da UTI Móvel para o município.

Entre os assuntos questionados pelo comitê foi sugerida integridade do isolamento por mais 8 dias, discutir com os proprietário de ônibus turismo, através de reunião, sugerida pelo Presidente da Câmara Beto Vieira, o problema de entrada de passageiros de forma clandestina na cidade e a flexibilidade do comercio a depender do novo decreto do governador que será anunciado.

#Coronavírus 12/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE EM MOMBAÇA PROFISSIONAIS DE SAÚDE AFEREM TEMPERATURA, SATURAÇÃO E FAZEM A HIGIENIZAÇÃO NAS MÃOS DAS PESSOAS

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Saúde, deu início ao trabalho de aferição de temperatura e saturação de pessoas que aguardam atendimento na fila do banco Bradesco, e ainda fazem a higienização das mãos dos usuários da rede bancária. A ação compõe o pacote de medidas para conter o avanço do novo Coronavírus em Mombaça.

Durante o trabalho, a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais de saúde como Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e ainda Agentes de Combate as Endemias que orientam aos munícipes sobre as medidas que devem ser adotadas e, aqueles encontrados com temperatura ou saturação alteradas, são levados ao hospital municipal. Além disso, o local dispõe de uma ambulância para algum atendimento necessário.

A medida deve se estender pelos próximos dias. A Prefeitura tem adotado medidas que possam conter o avanço do vírus com a aglomeração de pessoas nas filas das instituições bancárias.

O Prefeito Ecildo Filho, destaca que essas orientações são medidas importantes na prevenção e combate ao novo coronavírus. "Essas medidas estão sendo tomadas no momento oportuno em que a meta principal é proteger a nossa população e salvar vidas".

Para a Secretária de Saúde Dra. Norma Marques, esse trabalho irá fazer com que o município possa de certa forma quebrar a proliferação desse vírus "Esse momento de pandemia nos traz tudo muito novo, mas nós estamos trabalhando primeiro com o que diz a ciência, para juntos livramos nossa população do avanço do vírus, essa medida de hoje faz com que possamos de certa forma quebrar o avanço do vírus entre as pessoas na nossa cidade".

A Prefeitura contará ainda durante esse período com carro de som, e apoio dos Agentes de Cidadania e Guarda Municipal orientando as pessoas que estiveram nas filas sobre o risco de aglomerações e a importância do distanciamento e isolamento social nesse momento.

Até o boletim divulgado na tarde de hoje (12) pela Secretaria de Saúde do município, Mombaça tem 16 casos confirmados, sendo 09 curados e já divulgou o segundo óbito por Covid-19, nos dados informados também estão 102 pacientes que receberam altas pós-quarentena.

A Prefeitura pede que a população permaneça em isolamento social e que caso seja urgente e preciso sair de casa, que usem máscaras.

#Coronavírus 18/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE CENTRO COMUNITÁRIO FUNCIONARÁ COMO HOSPITAL DE RETAGUARDA

Em tempo recorde a Prefeitura de Mombaça está finalizando, no prédio onde funcionou o Centro Comunitário, a obra de adequação do Hospital de Retaguarda para receber os pacientes que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento por recomendação médica.

A obra de adequação do Centro Comunitário que transformou o prédio em Hospital de Retaguarda custou ao cofre do município R$ 359.593,52. No local foram construídos 20 leitos totalmente equipados para receber os pacientes acometidos do Covid-19.

O prefeito Ecildo Filho justificou o investimento em virtude do avanço de casos do novo coronavírus do Estado do Ceará e a preocupação com a possibilidade do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo não suportar a demanda caso o número de pacientes com Covid-19 aumente no município de Mombaça.

#ConcursoseSeleções 02/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCA OS APROVADOS DA SELEÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde publicou no site da Prefeitura de Mombaça, www.mombaca.ce.gov.br/concursoselecao/concursoselecoes-2020, a 1ª convocação da seleção para contratação temporária dos profissionais de saúde constantes no Edital nº 03/2020SMS, que abriu vagas para enfermeiro CAPS, farmacêutico CAPS, medico CAPS, medico APS, cirurgião dentista PSF, psicopedagogo CAPS, assistente social CAPS e biomédico.

Os candidatos convocados deverão se apresentar na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dr Jose Carneiro,156, Bairro Centro, no período de 01º a 06 de abril, no horário de 08:00h às 12:30h.

A referida seleção tem amparo na Lei Municipal Complementar Nº 789/2020, de 09 de Março de 2020 que considera as demandas temporárias de excepcional interesse público nos estabelecimentos de saúde da rede municipal.

Relação Convocados.

LUCAS TEIXEIRA CAVALCANTE ENFERMEIRO CAPS

LETICIA CAVALCANTE PEREIRA FARMACEUTICA CAPS

GESSENILDO ALVES DAMASCENO MÉDICO APS

LAYANE POVOA CRUZ MÉDICO APS

NELSON BENEVIDES TEIXEIRA MÉDICO APS

MAILSON MEIRELES BATISTA MÉDICO APS

ANTONIA ELAINY DE SOUSA PINHEIRO PSICOPEDAGOGA

GESSE YNGRID G. DE OLIVEIRA CIRURGIÃO DENTISTA

LEILA CRISTINA B. DE NORONHA CIRURGIÃO DENTISTA

GABRIEL FEITOSA ALVES CIRURGIÃO DENTISTA

MARIA MIRANDA PEDROZA CIRURGIÃO DENTISTA

MARIA DA GLORIA CAVALCANTE DE OLIVEIRA ASSISTENTE SOCIAL CAPS

ANTONIO ERIVAN MARQUES JUNIOR BIOMÉDICO

#ConcursoseSeleções 01/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA RESULTADO DA SELEÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde publicou no site da Prefeitura de Mombaça, www.mombaca.ce.gov.br/concursoselecao/concursoselecoes-2020, o resultado final da seleção para contratação temporária dos profissionais de saúde constantes no Edital nº 03/2020SMS, que abriu vagas para enfermeiro CAPS, farmacêutico CAPS, medico CAPS, medico APS, cirurgião dentista PSF, psicopedagogo CAPS, assistente social CAPS e biomédico.

A referida seleção tem amparo na Lei Municipal Complementar Nº 789/2020, de 09 de Março de 2020 que considera as demandas temporárias de excepcional interesse público nos estabelecimentos de saúde da rede municipal.

Relação dos Aprovados.

LUCAS TEIXEIRA CAVALCANTE ENFERMEIRO CAPS

LETICIA CAVALCANTE PEREIRA FARMACEUTICA CAPS

GESSENILDO ALVES DAMASCENO MÉDICO APS

LAYANE POVOA CRUZ MÉDICO APS

NELSON BENEVIDES TEIXEIRA MÉDICO APS

MAILSON MEIRELES BATISTA MÉDICO APS

ANTONIA ELAINY DE SOUSA PINHEIRO PSICOPEDAGOGA

GESSE YNGRID G. DE OLIVEIRA CIRURGIÃO DENTISTA

LEILA CRISTINA B. DE NORONHA CIRURGIÃO DENTISTA

GABRIEL FEITOSA ALVES CIRURGIÃO DENTISTA

MARIA MIRANDA PEDROZA CIRURGIÃO DENTISTA

MARIA DA GLORIA CAVALCANTE DE OLIVEIRA ASSISTENTE SOCIAL CAPS

ANTONIO ERIVAN MARQUES JUNIOR BIOMÉDICO

#Saúde 24/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE MOMBAÇA DECRETA FECHAMENTO DOS BANCOS E CASAS LOTÉRICAS NOS DIAS 26 E 27 DE MARÇO DE 2020

A prefeitura de Mombaça tomou novas medidas de restrições para o combate ao novo coronavírus em face do aumento dos casos no Estado do Ceará, bem como no Brasil.

O prefeito Ecildo Filho, preocupado com a aglomeração de pessoas, nas agências bancárias e lotéricas, nos últimos dois dias do mês, notadamente de pessoas idosas, emitiu mais um Decreto (nº 238/2020), que determina o fechamento dos bancos e casas lotéricas nos dias 26 e 27 de março de 2020, considerando a concentração de pessoas verificada nos dois últimos dias uteis do mês, e necessidade da adoção de medidas para promover o isolamento social da população durante o período excepcional de surto da doença, sendo já senso comum, inclusive de toda a comunidade científica, que esse isolamento constitui uma das mais importantes e eficazes medidas de controle do avanço do vírus.

Esse decreto vem soma-se aos dois decretos anteriores com vigência até o dia 27 de março: o decreto nº 235/2020 suspendeu o funcionamento de escolas, eventos esportivos, eventos que aglomere pessoas e atividades com pessoas acima de 60 anos; o decreto 23; o decreto nº 236/2020 amplia o Ponto Facultativo nas repartições publicas municiais, exceto serviços essenciais (hospital e Postos de Saúde), fechamento de restaurantes, lojas, academias, lanchonetes, clubes e comércio em geral (exceto farmácias e supermercados), no período de 20 a 27 de março (em consonância ao Decreto Estadual nº 33.519/2020), fechamento do Terminal Rodoviário a zero hora do dia 23 de março.

As medidas visam evitar que o vírus Covid-19 (novo coronavírus) venha a difundir-se dentro do território de Mombaça. O município tem zero caso confirmado e um sobre suspeita.

O Estado do Ceara atualmente conta com 164 casos: 151 em Fortaleza, 6 em Aquiraz, 3 em Sobral e 1 em Juazeiro e Fortim.

#Coronavírus 20/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O CORONAVÍRUS

Com o números crescente de casos do novo coronavírus no Brasil é necessário que a população fique bem informada como esse vírus batizado de COVID19. Veja algumas informações que você deve ter conhecimento e procurar seguir as orientações. A Secretaria de Saúde está regime de alerta e atenta para os possíveis sintomas do novo coronavírus. Qualquer sintoma procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Importante que as autoridades seja informadas para que as medidas possam ser tomadas. A prevenção é o melhor remédios.

#ConcursoseSeleções 14/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O CAPS

A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Saúde, abre inscrições para seleção para contratação de enfermeiro CAPS, farmacêutico CAPS, medico CAPS, medico APS, cirurgião dentista CAPS, psicopedagogo CAPS, assistente social CAPS e biomedico objetivando a contratação temporária, pelo prazo de 01 (um ) ano, prorrogável por igual período. Ao todo são 15 vagas para contratação imediata.

As inscrições acontecem no período de 16 a 18 de março de 2020, no horário de 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, sito à Rua Dr. José Carneiro, 156, Bairro Centro, Mombaça-Ce. Não será cobrada taxa de inscrição.

Salário R$ 1.900,00 a 3.500,00

A seleção será composta de duas etapas eliminatórias e classificatórias: prova curricular e entrevista.

Número de vagas

CARGO NUMERO DE VAGAS

Enfermeiro CAPS 01

Farmacêutico CAPS 01

Médico CAPS 01

Médico APS 05

Cirurgião Dentista PSF 04

Psicopedagogo CAPS 01

Assistente Social CAPS 01

Biomédico 01

#Saúde 25/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONQUISTA DO PRÊMIO APS FORTE PARA O SUS SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CERTIFICAÇÃO AOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONQUISTA DO PRÊMIO APS FORTE PARA O SUS
#Saúde 15/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ABRE SELEÇÃO DE UMA VAGA PARA CIRURGIÃO DENTISTA -PNE A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Saúde, abre inscrições para 01 vaga para Cirurgião Dentista – PNE.
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 00:26:40