CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Parceria 09/11/2021 FUNDO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça em parceria com o Banco do Brasil entrega kits aos alunos do Programa AABB Comunidade Aproximadamente 175 crianças receberam tênis, roupas e outros itens que compõe o conjunto
#Parceria 04/10/2021 FUNDO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROJETO CONTEXTO E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGAM DUAS CISTERNAS PARA ESCOLAS DO MUNICÍPIO

A Secretaria da Educação de Mombaça em parceria com o Projeto Contexto e a Cáritas Diocesana de Crateús entregaram na última sexta-feira (01), duas cisternas com capacidade de 52.000 litros cada, já equipada com bomba, caixa de água e pias, para as Escolas José Jaime Benevides e Maria Silvino Benevides.

Na oportunidade foi o técnico da Cáritas, Cícero Romão, realizou uma capacitação com os funcionários das escolas para manutenção e uso desse importante equipamento hídrico.

Representando a Secretaria da Educação o Professor Joseli Patrocínio agradeceu a parceria entre os envolvidos. O evento contou com a participação dos profissionais da escola e representantes de estudantes, pais e mães e da comunidade escolar.

#Parceria 27/08/2021 FUNDO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DE MOMBAÇA REALIZAM TREINAMENTO PARA OS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS O objetivo da ação, é orientar sobre os cuidados sanitários na retomada das aulas presencias em Mombaça
#Parceria 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE MOMBAÇA FIRMA PARCERIA COM A EMPRESA BETÂNIA NA IMPLANTAÇÃO DE TANQUES DE LEITE

Na última semana, a Prefeitura de Mombaça em parceria com a empresa de laticínio Betânia, implantaram no município, inicialmente dois tanques para o armazenamento de leite nas comunidades de Boa Vista e Caiçara.

A Empresa Betânia oferece desde a venda de ração, silagem, ordenhas e até novilhas, tudo pra ser descontado na produção do leite.

Participou da entrega o Prefeito Orlando Filho, acompanhado do Secretário de Agricultura Jean Faustino, técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na região de Boa Vista o vereador Júnior Padeiro, presidente do legislativo municipal, e o vereador Júnior do Leôncio, acompanharam todo o processo de implantação.

Na ocasião o Prefeito Orlando Filho, reuniu mais três comunidades para início do processo de implantação dos tanques de leite, sendo Santa Rita, Salão e Massapê, onde contou também com a participação da vereadora Josielma Pinheiro.

"Já saímos dessas comunidades com os locais de captação do leite em andamento e no máximo em um mês estaremos iniciando também a coleta", Afirmou o Secretário Jean Faustino.

O Secretário afirmou ainda que para cada comunidade implantada trem um raio de até 10 km de alcance nas localidades vizinhas.

"Essa ação irá impulsionar os projetos junto às instituições bancárias, para estruturação das propriedades, melhoria do rebanho e consequentemente da produção de leite, aumentando assim a receita dos produtores e também do comércio em geral." Ressaltou o Prefeito Orlando Filho.

#Parceria 20/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ARTICULA EMISSÃO DE LICENÇA AOS AGRICULTORES DE MOMBAÇA JUNTO AO BANCO DO NORDESTE

A Secretaria do Meio Ambiente recebeu na manhã de hoje (20/04), a visita do coordenador do Agroamigo do Banco do Nordeste de Mombaça, Alisson.

O objetivo do encontro foi preparar o levantamento inicial da demanda para emissão de Anuência, com finalidade de emissão da Licença Ambiental aos agricultores que precisam ter acesso a créditos rurais junto ao Banco do Nordeste.

O secretário Natanael Marques, destacou a importância dessa ação para o município de Mombaça.

"O nosso objetivo é ampliar essa parceria com o Banco do Nordeste, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito aos nossos agricultores, essa é uma ação que tem o apoio do nosso gestor, Prefeito Orlando Filho" Ressaltou.

O Programa

O Agroamigo atua por meio do microcrédito produtivo orientado, que consiste em: Atendimento por meio de agentes de microcrédito; Relacionamento direto dos agentes de microcrédito com os agricultores familiares e Prestação de serviços de orientação sobre o planejamento do agronegócio.

#Parceria 07/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Secretaria de Agricultura de Mombaça distribui mudas de Pitaya

Na última sexta feira (05) os técnicos da secretaria de Agricultura de Mombaça distribuíram dezenas de mudas de pitaya aos produtores rurais do município.

As mudas foram doadas pelo presidente de Câmara Municipal de Mombaça, vereador Júnior Padeiro, o mesmo acredita que será de bom proveito para os agricultores de nosso município, que darão início a produção dessa nova cultura que cresce muito em todo país.

A fruta:

Originária do México e de países da América Central, a pitaya parece ter desembarcado de vez no Brasil. Tanto é que, por causa da procura crescente, a nutricionista Thamyris Ferreira Lima, da rede Hortifruti , conta que a fruta já vem sendo cultivada por aqui - principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Em nosso país, as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca. "Esta última é a mais fácil de encontrar", afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, na capital paulista.

Ainda de acordo com Renata, a pitaya concentra poucas calorias. E, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar.

#Parceria 11/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITO ORLANDO FILHO PARTICIPA DE VISITA AO BANCO DO NORDESTE EM MOMBAÇA, PARA A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PRODETER
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:13:58