CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Hoje realizamos as entregas dos kits de trabalho aos nossos ACS e ACE

Esses profissionais realizam um papel muito importante, cuidando da saúde dos nossos Mombacenses. Com esses kits, estamos melhorando a qualidade de trabalho desenvolvido por eles. Agradecemos pelo comprometimento e dedicação de cada um de nossos ACS e ACE.

#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Mombaça é premiada durante a 1ª Mostra “Cariri, aqui tem SUS”

O trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde do município de Mombaça foi premiado durante a 1ª Mostra "Cariri, aqui tem SUS".

O trabalho intitulado "Fortalecendo o cuidado em saúde mental através do trabalho colaborativo: relato de experiência", apresentado pela enfermeira Elaine Cristina, foi certificado pela Comissão Científica da Mostra com uma menção honrosa, conquistando o 3º lugar dentre os diversos trabalhos apresentados no evento.

Isso destaca o trabalho de excelência que a Prefeitura Municipal de Mombaça e a Secretaria de Saúde vêm desenvolvendo. Agradecemos e parabenizamos a todos os profissionais que fazem parte dessa rede de cuidado. Vocês fazem o SUS!

#Saúde 18/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Celebrando uma conquista importante para a nossa comunidade!

O projeto de lei que estabelece incentivos financeiros adicionais com base na produtividade para os Agentes de Combate a Endemias (ACE), foi solicitado pelo Prefeito Orlando Filho e aprovado com unanimidade. Um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização desses profissionais dedicados, que desempenham um papel fundamental na nossa cidade.

Juntos, construímos um futuro mais saudável e justo.

#Saúde 05/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Foco na Saúde Visual: 496 Pacientes Recebem Notícias Encorajadoras em Retorno Pós-Cirúrgico

Em 4 de dezembro, realizamos o retorno pós-cirúrgico, o qual 496 pacientes que passaram por cirurgias oculares, sendo 422 para cataratas e 74 para pterígio.

A saúde visual da nossa comunidade é prioridade, e estamos felizes por compartilhar esses resultados positivos

#Saúde 23/11/2023 FUNDO MUNICIPAL DA SAUDE Programa Reviver Realiza 496 Cirurgias Oculares, Restaurando a Visão e Renovando a Esperança na Comunidade.

É com imensa satisfação que compartilhamos os impactantes resultados alcançados pelo Programa Reviver em Mombaça. Ao longo do período, foram realizadas 496 cirurgias oculares, sendo 422 para cataratas e 74 para pterígio. Cada procedimento não é apenas uma cirurgia, mas sim a restauração da visão e a renovação da esperança em nossa comunidade. Agradecemos a todos os profissionais de saúde envolvidos, cuja dedicação tornou possível essa transformação significativa.

Juntos, continuamos construindo um caminho de saúde e qualidade de vida para todos.

#Saúde 17/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 1º Fórum Municipal da Rede de Atenção Psicossocial Fortalece Estratégias e Colaboração na Busca por Bem-Estar Mental.

Celebramos com entusiasmo o 1º Fórum Municipal da Rede de Atenção Psicossocial de Mombaça

Um encontro que marcou um passo significativo em prol da saúde mental. Sob o tema ‘Fortalecendo o Currículo em Saúde Mental Através do Trabalho Colaborativo'.

Durante o evento, discutimos estratégias inovadoras, compartilhamos experiências e fortalecemos os laços que unem nossos esforços, contribuindo para a construção de uma abordagem mais eficaz e inclusiva em saúde mental. Contamos com a presença da vice-prefeita Elidiana Carvalho e das vereadoras Josielma Pinheiro e Claudenia Cavalcante.

Mombaça está trilhando um caminho de cuidado e apoio, e agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada. Juntos, fortalecemos o presente e construímos um futuro mais resiliente para nossa comunidade.

#Saúde 08/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 5ª Edição do Programa ReviVer Promete Mais de 400 Cirurgias para Restaurar a Saúde Ocular da Comunidade!

O Município de Mombaça tem a honra de anunciar a realização da 5ª edição do Programa ReviVer, uma iniciativa dedicada a melhorar a saúde visual de nossa comunidade. Nos dias 7 e 8, realizamos avaliações para mais de 400 cirurgias de catarata e pterígio, que serão realizadas entre 20 e 23 de novembro.

Nesta ocasião, contamos com a presença da vice-prefeita Elidiana Carvalho e da vereadora Josielma, que reforçaram nosso compromisso em proporcionar a recuperação da visão e a melhoria na qualidade de vida de nossos cidadãos. Através do Projeto ReviVer, já beneficiamos mais de duas mil pessoas em nosso município. Continuamos trabalhando para o bem-estar de todos.

#Saúde 31/10/2023 FUNDO MUNICIPAL DA SAUDE Outubro Rosa na UBS Iracema: Conscientização e Apoio Contínuo na Luta Contra o Câncer de Mama!

Outubro Rosa

Juntos na Luta Contra o Câncer de Mama!

A UBS Iracema realizou a campanha essa manhã, lembrando da necessidade de prevenção, detecção precoce e apoio contínuo às pessoas afetadas por essa doença. Foi realizada palestras informativas, promovendo a importância do autoexame e mamografias regulares, tiveram brincadeiras e muitas histórias.

Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama, e estamos dedicados a apoiar essa importante causa, e a conscientização não é apenas uma campanha de outubro, é um compromisso contínuo.

Junte-se a nós nessa importante jornada de conscientização.

#Saúde 19/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Cenário Estratégico em Mombaça: VII Reunião da CIR/Cariri Desperta Diálogo Vital entre Gestores para Melhorias na Saúde!

Ontem, 18 de outubro, Mombaça sediou a VII Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regionais do Cariri (CIR/Cariri).

Este evento reuniu gestores de 45 secretarias municipais da região, proporcionando um espaço de diálogo e colaboração essencial para discutir políticas públicas de saúde e estratégias para aprimorar o setor, destacando o comprometimento das autoridades locais com o bem-estar da comunidade.

#Saúde 18/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Fortalecendo o Cuidado de Saúde em Boa Vista: Entrega de Ambulância para a Comunidade.

Na manhã de hoje, 18 de julho, a Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Saúde, entregaram uma ambulância para atender os moradores do distrito de Boa Vista e região. A secretária da pasta, Liane Alencar, ao lado dos vereadores, Júnior Padeiro e Júnior do Leôncio, realizaram na ocasião, a entrega da chave do transporte ao motorista da comunidade.

Os moradores de Boa Vista agora têm um recurso vital para o transporte seguro e eficiente de pacientes, permitindo que sejam encaminhados rapidamente aos hospitais e unidades de saúde adequadas, garantindo que todos tenham a oportunidade de receber atendimento médico essencial.

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação e saúde em pauta: Coordenadores se reúnem para planejar Programa Agrinho 2023

Na quinta-feira, 23 de março, ocorreu o I Encontro de Coordenadores do Programa Agrinho 2023, com o Tema: Agrinho e os Cuidados com a Saúde. Estiveram presentes o Coordenador Municipal Walber Cavalcante e a Coordenadora do Setor Pedagógico Neuma Galdino.

O programa tem o objetivo promover o desenvolvimento de criança e jovens buscando uma melhoria de condições sociais e econômicas nas localidades onde vivem.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) busca formar cidadãos idealistas e melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento e a construção de um futuro melhor, a partir de ações educativas com alunos do 2° ao 9° anos do Ensino Fundamental da Zona rural.

#Saúde 08/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Mombaça realiza mutirão de cirurgias de catarata e pterígio com quase 300 agendamentos.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Saúde realizaram avaliações para mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, como parte do Programa ReviVer. Mais de 400 pessoas foram avaliadas e quase 300 cirurgias foram agendadas para ocorrer entre os dias 25 e 28 de março.

A gestão municipal tem demonstrado seu compromisso com o povo, oferecendo cuidados e atenção em cada ação realizada para beneficiar a população de Mombaça. O Programa ReviVer visa prevenir e tratar doenças oculares, proporcionando aos cidadãos o acesso a tratamentos adequados e de qualidade.

O mutirão de cirurgias é uma iniciativa importante para reduzir a lista de espera por esses procedimentos, essenciais para a qualidade de vida das pessoas afetadas por essas condições. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão empenhadas em garantir o acesso aos cuidados de saúde para todos os moradores de Mombaça.

#Saúde 03/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Mombaça realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde para garantir direitos e defender o SUS.

A Prefeitura de Mombaça, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 02/03, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, sob o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O evento teve como principal objetivo a avaliação da situação da saúde da população, bem como a estrutura das redes de Serviços e de Atenção à Saúde, além dos processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. A 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com a participação da superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina Mota, que ministrou a palestra magna.

O encontro também foi marcado pela presença de diversas autoridades locais, como a vice-prefeita Elidiana Carvalho, que representou o prefeito Orlando Filho, a primeira-dama Lívia Alencar, a secretária de Saúde Liane Alencar, a coordenadora da 18ª Regional de Saúde do Iguatu, Kátia Rangeli, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mombaça, Maria de Lourdes, o vereador Lucas Almeida, entre outros.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Mombaça foi uma oportunidade para a comunidade local discutir questões relevantes relacionadas à saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. O evento também reforçou o compromisso da gestão pública com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia.

#Saúde 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde promovem ações de saúde para moradores em situação de rua em Mombaça.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu, nos últimos dias, uma importante ação de saúde e bem-estar para os moradores em situação de rua de Mombaça. A iniciativa contou com a entrega de kits de higienização bucal e corporal, além de diversos serviços de saúde gratuitos.

Durante a ação, foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos para detecção de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Também foram oferecidas vacinas para meningocócica C, hepatite B e DT. Além disso, os participantes receberam orientações e avaliações sobre saúde bucal e corporal.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa é fundamental para garantir a saúde e a dignidade dos moradores em situação de rua de Mombaça. A ação representa um importante passo na promoção da cidadania e no combate às desigualdades sociais no município.

A entrega dos kits de higiene bucal e corporal visa garantir a higiene pessoal dos moradores em situação de rua, reduzindo o risco de doenças e infecções. Já os serviços de saúde realizados durante a ação buscam garantir o acesso à saúde para uma população muitas vezes negligenciada e invisibilizada.

#Saúde 16/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Inauguração da nova recepção do Hospital de Mombaça melhora conforto e humanização do atendimento aos pacientes

Na noite do dia 15 de fevereiro, A Prefeitura de Mombaça inaugurou a nova recepção do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo. A reforma teve como objetivo proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes que necessitam dos serviços prestados pela instituição. O novo espaço conta com um espaço moderno e acolhedor, mobiliário novo, iluminação adequada e ambiente climatizado.

A reforma da recepção representa um avanço significativo para o hospital, que busca sempre oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. A iniciativa é vista como um importante passo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos na instituição, assim como para a promoção da saúde e bem-estar da população de Mombaça e região.

Estiveram presentes, prestigiando a inauguração, o prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, a secretária de saúde, Liane Evangelista, e demais autoridades locais e representantes da sociedade civil. Todos destacaram a importância da iniciativa e a qualidade da obra realizada, para a população mombacense e região.

#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE MOMBAÇA SEGUE AVANÇANDO NA SAÚDE PARA SEUS MUNÍCIPES
#Saúde 16/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Mombaça comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma comemoração em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no Auditório do Premium Hotel.

O Prefeito Orlando Filho participou do momento e destacou a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) no atendimento primário às famílias de Mombaça, já que o trabalho é realizado diretamente com a visita domiciliar no perímetro urbano e também na zona rural.

"Esse momento, é uma forma de homenagear os nossos Agente Comunitário de Saúde. É uma forma de valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho fundamental à Saúde do Município, realizando a visita domiciliar e, assim, conhecendo a necessidade da nossa gente", parabenizou o Prefeito Orlando Filho.

A comemoração contou com a entrega de material de trabalho e fardamento pata os agentes.

Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde.

Além do Prefeito Orlando Filho também participaram da comemoração a Primeira-Dama Lívia Alencar, a Secretária Municipal de Saúde, Liane Alencar, a Vice-Prefeita Elidiana Carvalho, e os representantes da Câmara de Vereadores, Claudênia Cavalcante, Lucas Almeida, Beto Vieira, Josielma Pinheiro, Wilker Nunes, e dos vereadores licenciados, Júnior do Leôncio, Dedé Lucas e Chico Antônio.

#Saúde 30/09/2021 FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTENCIA SOCIAL Secretarias de Saúde e Assistência Social promovem campanha durante o Setembro Amarelo em Mombaça

A Prefeitura de Mombaça, através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, promoveu a campanha "Decida Pela Vida" durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Neste mês, as unidades básica de saúde e os equipamentos assistenciais do município de Mombaça, intensificaram as ações para estimular os cuidados com a saúde mental, de forma a contribuir com a campanha.

Ainda foram realizadas, roda de conversa com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede e nos distritos de Nova União e Carnaúbas, reunião com os pais/responsáveis dos usuários.

Importante destacar que de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo: são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA no número de casos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta ainda que o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.

Os dados são alarmantes. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

Informações: OMS

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL DE MOMBAÇA, JÁ REALIZA PROCEDIMENTOS NO NOVO CENTRO CIRÚRGICO Já são mais de 550 cirurgias realizadas
#Saúde 24/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DE MOMBAÇA CAPACITA OS SEUS PROFISSIONAIS EM VENTILAÇÃO MECÂNICA

A Secretaria de Saúde promove nos dias 24 e 25 de julho uma capacitação presencial em Ventilação Mecânica (VM) para os profissionais: Médicos, Enfermeiros e Fisioterapeutas do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo.

A Secretária de Saúde, Dra. Norma Marques, diz que o treinamento é mais uma ação para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

"Com a chegada de novos respiradores na nossa unidade hospitalar a gestão oportuniza aos profissionais uma nova capacitação em VM e assim aprimora cada vez mais o conhecimento técnico.", enfatiza Dra. Norma Marques.

O curso é composto de aulas teóricas e práticas, e faz uma abordagem de todo o suporte, desde a intubação aos parâmetros do respirador, e está sendo ministrado pelo fisioterapeuta especialista em terapia intensiva pela ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva) Dr. Demétrio Denys de Holanda

O Prefeito Ecildo Filho, destacou a importância do momento para o município de Mombaça, que tem sido referência com sua equipe de profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19.

"A ventilação mecânica pode evitar significativamente a piora do quadro clínico e até salvar uma vida e o manuseio do equipamento é um dos fundamentos primordiais, por isso, é importante fazer este tipo de treinamento", ressaltou.

#Saúde 24/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE MOMBAÇA DECRETA FECHAMENTO DOS BANCOS E CASAS LOTÉRICAS NOS DIAS 26 E 27 DE MARÇO DE 2020

A prefeitura de Mombaça tomou novas medidas de restrições para o combate ao novo coronavírus em face do aumento dos casos no Estado do Ceará, bem como no Brasil.

O prefeito Ecildo Filho, preocupado com a aglomeração de pessoas, nas agências bancárias e lotéricas, nos últimos dois dias do mês, notadamente de pessoas idosas, emitiu mais um Decreto (nº 238/2020), que determina o fechamento dos bancos e casas lotéricas nos dias 26 e 27 de março de 2020, considerando a concentração de pessoas verificada nos dois últimos dias uteis do mês, e necessidade da adoção de medidas para promover o isolamento social da população durante o período excepcional de surto da doença, sendo já senso comum, inclusive de toda a comunidade científica, que esse isolamento constitui uma das mais importantes e eficazes medidas de controle do avanço do vírus.

Esse decreto vem soma-se aos dois decretos anteriores com vigência até o dia 27 de março: o decreto nº 235/2020 suspendeu o funcionamento de escolas, eventos esportivos, eventos que aglomere pessoas e atividades com pessoas acima de 60 anos; o decreto 23; o decreto nº 236/2020 amplia o Ponto Facultativo nas repartições publicas municiais, exceto serviços essenciais (hospital e Postos de Saúde), fechamento de restaurantes, lojas, academias, lanchonetes, clubes e comércio em geral (exceto farmácias e supermercados), no período de 20 a 27 de março (em consonância ao Decreto Estadual nº 33.519/2020), fechamento do Terminal Rodoviário a zero hora do dia 23 de março.

As medidas visam evitar que o vírus Covid-19 (novo coronavírus) venha a difundir-se dentro do território de Mombaça. O município tem zero caso confirmado e um sobre suspeita.

O Estado do Ceara atualmente conta com 164 casos: 151 em Fortaleza, 6 em Aquiraz, 3 em Sobral e 1 em Juazeiro e Fortim.

#Saúde 25/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONQUISTA DO PRÊMIO APS FORTE PARA O SUS SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CERTIFICAÇÃO AOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONQUISTA DO PRÊMIO APS FORTE PARA O SUS
#Saúde 15/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ABRE SELEÇÃO DE UMA VAGA PARA CIRURGIÃO DENTISTA -PNE A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Saúde, abre inscrições para 01 vaga para Cirurgião Dentista – PNE.
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 04:12:48