CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 28/02/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A inovação não para em nossa gestão. Estamos implementando o Projeto de Introdução da Educação Financeira nas escolas!

Com o objetivo de proporcionar às crianças de Mombaça um aprendizado fundamental sobre Matemática Financeira.

Queremos preparar nossas crianças desde cedo para entender o mercado financeiro e administrar seu patrimônio com sabedoria, vislumbrando um futuro de sucesso. Este projeto pioneiro na região já está fazendo a diferença na educação de nossos alunos. Juntos, estamos construindo um futuro financeiro mais sólido e promissor para nossa comunidade!

#Educação 09/02/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Realizamos uma campanha importante de Prevenção da Gravidez na Adolescência!

Em um ambiente descontraído, promovemos um QUIZ informativo, com a participação do Conselho Tutelar, Técnico de Referência e profissional da saúde da UBS local. Juntos, buscamos informar e conscientizar sobre esse tema tão relevante. Venha fazer parte dessa iniciativa e contribuir para um futuro mais seguro!

#Educação 24/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça promove Jornada Pedagógica da Educação

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou hoje mais uma etapa da Jornada Pedagógica da Educação, um evento que visa capacitar e motivar os profissionais da rede municipal de ensino.

O evento contou com a participação da palestrante Mariana Sasso, uma renomada educadora e escritora, que abordou o tema "Ser+ na Educação: desafios e possibilidades". A palestra aconteceu na quadra do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e reuniu cerca de 500 professores, coordenadores, diretores e gestores escolares.

A palestra foi um momento de aprendizado, reflexão e inspiração, que despertou nos participantes o desejo de superar os obstáculos e buscar a excelência na educação. Mariana Sasso compartilhou suas experiências, conhecimentos e dicas, e interagiu com o público, respondendo às perguntas e estimulando o debate.

A Jornada Pedagógica da Educação é uma iniciativa da Prefeitura de Mombaça, que tem como objetivo promover a formação continuada e a valorização dos profissionais da educação, bem como melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no município. O evento acontece desde o início do ano letivo, e conta com diversas atividades, como oficinas, workshops, mesas-redondas, palestras e apresentações culturais.

A Prefeitura de Mombaça agradece a presença e a participação de todos os envolvidos na Jornada Pedagógica da Educação, e reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade, que transforma vidas e constrói um futuro melhor para o nosso município.

#Educação 22/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça realiza Discoteca da Educação

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite passada a Discoteca da Educação, um evento que marcou a abertura da Semana Pedagógica em Mombaça. O evento aconteceu na quadra do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e reuniu cerca de 500 profissionais da rede municipal de ensino.

O evento foi um momento de alegria e descontração, que contou com música, dança, sorteio de brindes e muita animação. O objetivo foi celebrar o início de mais um ano letivo, e motivar os servidores da educação para enfrentar os desafios e as oportunidades de 2024. O evento também foi uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da educação, que são fundamentais para o desenvolvimento do município.

A Semana Pedagógica em Mombaça é uma iniciativa da Prefeitura de Mombaça, que visa capacitar e atualizar os profissionais da educação, bem como planejar e organizar as atividades pedagógicas do ano letivo. A Semana Pedagógica conta com diversas atividades, como oficinas, workshops, mesas-redondas, palestras e apresentações culturais.

A Prefeitura de Mombaça agradece a presença e a participação de todos os envolvidos na Discoteca da Educação, e reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade, que transforma vidas e constrói um futuro melhor para o nosso município.

#Educação 19/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Festas do ABC Iluminam Açudinho, Nova União e Morada Nova com 11 Noites de Celebração Literária.

As três últimas noites de Festa do ABC aconteceram no Distrito de Açudinho, Nova União e Morada Nova. Foram encerradas com chave de ouro, totalizando 11 noites de celebração, conhecimento e cultura junto aos incríveis Escritores e Doutores do ABC.

Festas que iluminaram nossas mentes e fortaleceram os laços literários em nossa cidade.

Parabéns a todos os envolvidos por contribuírem para o sucesso desses momentos inesquecíveis!

#Educação 15/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Festa nas Comunidades: Formatura do ABC e Noite de Autógrafos Iluminam Distritos de Mombaça!

Já se passaram oito dias inesquecíveis de Formatura do ABC e Noite de Autógrafos. E essa semana foi o momento dos nossos Doutores e Escritores do Distrito de Boa Vista, Distrito de Carnaúbas e Travessão dos Canutos

São momentos especiais como esses que nos enchem de gratidão. E a festa continua! Ainda teremos algumas noites de diversão e alegria.

#Educação 09/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Pequenos Grandes Escritores: Creches de Destaque Brilham em Cerimônias de Formatura Memoráveis!

Celebrando uma semana repleta de realizações e aprendizado!

Nos últimos dias, testemunhamos momentos emocionantes de formatura. No dia 7 de dezembro, foi a vez da Creche Dom Bosco e Creche Santa Paulina brilharem. E no dia 8, foi o momento da Creche Proinf. Ant° Fernandes Júnior e Creche Proinf. José Ibiapina de A. Rocha entrarem em cena.

Juntos, esses pequenos escritores iniciaram suas histórias educacionais, escreveram o primeiro livro. Parabéns a todos por essa jornada incrível!

#Educação 08/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Gratidão e Celebração: Doutores do ABC Brilham em Noite de Autógrafos e Formatura nos CEIs de Destaque!

Três dias inesquecíveis de Formatura do ABC e Noite de Autógrafos já se passaram. Nossos Doutores do CEI Maria Iracema, Creche Manuel Batista e CEI Maria Olívia!

Alegria, aprendizado e momentos especiais desses dias nos enchem de gratidão. Mas a festa continua! Ainda teremos algumas noites de surpresas e diversão pela frente.

#Educação 01/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Gratidão e sucesso: Os destaques do segundo dia da celebração dos doutores do ABC!

Revivendo as emoções do segundo dia da celebração em ação de graças dos doutores do ABC!

Na noite do dia 29 de novembro, celebramos as conquistas e o brilho de futuros talentos. Agradecemos a todos que fizeram parte desse momento especial!

#Educação 25/11/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação em Festa: Baladão SPAECE Encanta com Dias de Brincadeiras, Aprendizado e Muita Energia Positiva!

Dias incríveis no Baladão SPAECE!

Dois dias repletos de alegria, brincadeiras e muito aprendizado. Onde todos puderam ver que a educação é um pilar fundamental, e o Baladão SPAECE foi o palco onde essa importância se transformou em celebração.

Que essa energia positiva e o espírito de busca pelo saber conduzam nossos jovens a um futuro brilhante!

#Educação 28/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Diálogo e Reflexão: Conferência de Educação em Mombaça Debate Estratégias para um Futuro Educacional Brilhante!

Conferência Municipal de Educação

Na manhã do dia 27 de outubro, no Campos do IFCE, foi realizada a Conferência Municipal de Educação - Plano Nacional 2024/2034, com a presença do Presidente da UNDIME, José Marques Aurélio.

Foi um momento de diálogo, reflexões e construção coletiva, onde juntos, discutimos ideias e compartilhamos conhecimento para construir um futuro educacional ainda mais brilhante para nossa cidade.

#Educação 20/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NEAP Celebra o Sorriso Infantil: Tarde Inesquecível em Mombaça com Apoio de Pais, Autoridades e Organizações Solidárias.

Na tarde de ontem, 19 de outubro, realizamos a festa das crianças atendidas pelo Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico. Foi um momento incrível, cheio de alegria e satisfação no coração de todos que fizeram parte do evento.

Agradecemos a todos os pais que estiveram presentes, principalmente por confiarem seus filhos a todos os profissionais do NEAP. Somos gratos também pelo apoio do prefeito Orlando Filho, primeira-dama, Lívia Alencar, vice-prefeita, Elidiana Carvalho e Secretaria de Educação, Helena Oliveira.

Somos gratos também pelo apoio dos DeMolay e Filhas de Jó, organizações patrocinadas pela Loja Benjamin Constant XXV, que estiveram presentes por meio de doações e interação com nossas crianças!

#Educação 26/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IFCE Mombaça recebe Encontro de Gestores do Ensino Fundamental para pactuar metas e celebrar destaques do SPAECE!

Ontem, 26 de setembro, no auditório do IFCE - Campus Avançado Mombaça, aconteceu o encontro de Gestores do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal da Educação-SME com o apoio da Prefeitura de Mombaça.

O Encontro foi marcado pela Pactuação de Metas em face das Avaliações Externas SAEB e SPAECE. Após orientações e um momento de aprendizado em relação às Avaliações, cada Escola recebeu de seus Articuladores as Metas a serem alcançadas em 2023. Também ocorreu a Entrega das Placas alusivas aos Destaques do SPAECE 2022 em que foram homenageadas as Escolas Premiadas a nível estadual, bem como as que foram consideradas Escolas Nota 10.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Elidiana Carvalho, que esteve representando o Prefeito Orlando Filho, além da anfitriã, Secretária da Educação, Helena Oliveira, a vereadora Josielma Pinheiro, representantes da Crede 14, dentre outras autoridades.

#Educação 23/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Projeto 'Promovendo Sorrisos' leva saúde bucal e alegria ao NEAP em dia especial.

No último sábado, 23 de setembro, o Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico - NEAP, recebeu uma visita especial. Uma equipe odontológica do Projeto de Extensão "Promovendo Sorrisos" da Universidade Federal do Ceará, esteve presente para realizar um trabalho fundamental: promover a saúde bucal das crianças com Espectro Autista, atendidas pelo NEAP. O comprometimento desses profissionais em promover sorrisos e bem-estar é um exemplo inspirador de solidariedade e cuidado com as nossas crianças.

#Educação 31/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Criatividade em foco: Oficina de Desenhos encanta crianças da creche Manoel Batista durante a Semana do Bebê.

Registros da Oficina de Desenhos, realizada com as crianças da creche Manoel Batista. A ação, que também foi promovida nas demais creches da sede do município, faz parte da programação da "Semana do Bebê".

A Semana do Bebê representa uma das estratégias mais eficazes de engajamento comunitário voltada para a primeira infância. Tem como propósito garantir a devida atenção às crianças de até 6 anos de idade, colocando a importância do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil como uma prioridade nas agendas municipais.

#Educação 10/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Inauguração Triunfante: Entrega à Comunidade da Quadra Poliesportiva Ântonio Nerivaldo Marques no Assentamento Massapê.

A Prefeitura de Mombaça, Secretaria de Educação e Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, inauguraram na noite de ontem, 10 de agosto, a tão aguardada quadra poliesportiva, denominada Ântonio Nerivaldo Marques, no Assentamento Massapê.

Agora, os moradores terão à disposição um espaço adequado para a prática de esportes, um local seguro e inclusivo para os jovens desenvolverem suas habilidades esportivas, ao mesmo tempo em que aprendem valores essenciais que contribuirão para o futuro da sociedade.

O Prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, estiveram presentes, celebrando a inauguração. A vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, a vereadora, Josielma Pinheiro, a diretora da escola José Aires Teixeira, Erlânia Oliveira, a neta do doador do terreno, Jorgiane Lima, familiares do homenageado e demais autoridades municipais, também marcaram presença no evento.

#Educação 09/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Fomentando o Empreendedorismo e a Transformação Local: Lançamento do Programa Cidade Empreendedora em Mombaça!

A Prefeitura de Mombaça, em parceria com o Sebrae, realizou na manhã de hoje, 09 de agosto, o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

Na ocasião, foram entregues materiais didáticos a Educação de Mombaça, que serão utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e também os certificados aos alunos dos cursos oferecidos pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura. Ainda na oportunidade, o prefeito Orlando Filho, assinou, com o articulador do Sebrae, Cleverson Carlos, o Plano de Trabalho do Programa Cidade Empreendedora.

Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, as secretárias, Helena Oliveira e Fátima Lima, o analista do Sebrae, Anderson Gonçalves, o gerente e o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Maurício Sousa e Lenilson Lucas e demais autoridades municipais.

#Educação 03/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Inauguração do Centro de Educação Infantil Santa Paulina: Um Espaço de Aprendizado e Alegria para os Pequenos!

Com muita alegria, a prefeitura municipal realizou a entrega do novo Centro de Educação Infantil Santa Paulina, no bairro Alcebíades. Mais um local de muitos aprendizados e diversão para os pequenos mombacenses.

O local foi completamente planejado para entregar conforto e uma educação de qualidade para os nossos alunos que agora têm um espaço novinho, revitalizado e muito melhor para aprender.

Participaram da ocasião, o prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, a Diretora do CEI Santa Paulina, Francisca Antônia, a a filha do Homenageado, a sra. Rivanda Carvalho, e demais autoridades locais.

#Educação 29/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Festa Junina Inclusiva encanta crianças atípicas em Mombaça com diversão e adaptação

Na última quarta-feira, 28 de junho, A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Educação, promoveram uma maravilhosa festa junina para as crianças atípicas, atendidas pelo Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico - NEAP. O evento foi um momento de grande alegria, repleto de diversão e belas apresentações.

Nesse ambiente acolhedor, essas crianças, tiveram a oportunidade de desfrutar de uma festa tradicional, adaptada às suas particularidades. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para proporcionar a elas um espaço inclusivo e acessível.

Estiveram presentes na ocasião, representando o prefeito Orlando Filho, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a vereadora, Josielma Pinheiro, o ex-vereador, Iranildo Marques, e a diretora do NEAP, Cristiana Pereira.

#Educação 24/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO O Arraiá da Educação foi sensacional!

Não tinha maneira melhor de encerrar o semestre do que um arrasta pé pra lá de bom!

O Arraiá, promovido pela Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Educação, contou com a presença do prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, e a secretária da pasta, Helena Oliveira.

A atração principal foi a humorista Selma de Nieta , que levantou o astral de todos os presentes.

Também marcaram presença na ocasião, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a ex-secretária de Educação, Dona Lêda Jota, e demais autoridades locais.

#Educação 20/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A Liga dos Pequenos Leitores, do programa Meu Aluno, Meu Leitor, foi um verdadeiro sucesso!

Promovida pela Prefeitura de Mombaça e pela Secretaria de Educação, a Liga dos Pequenos Leitores contou com a participação de todas as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais de Mombaça, caracterizadas como seus super-heróis prediletos. O Prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretaria de Educação, Helena Oliveira e demais autoridades locais, marcaram presença nessa grande festa.

O impacto dessas ações na vida estudantil das crianças é simplesmente inspirador. Ao estimular o amor pela leitura e a imaginação, o programa Meu Aluno, Meu Leitor está abrindo portas para um universo de conhecimento e descobertas. As crianças estão desenvolvendo habilidades cognitivas, ampliando seu vocabulário e aprimorando sua capacidade de comunicação.

Através desse evento singular, as crianças estão se tornando verdadeiros heróis da leitura. Elas estão aprendendo a voar através das páginas dos livros, desvendar mistérios em cada capítulo e viver aventuras emocionantes sem sair do lugar. As histórias ganham vida nas mentes férteis desses pequenos leitores, alimentando seus sonhos e aspirações.

#Educação 02/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça promove formação de Monitores de Transporte Escolar para garantir a segurança dos estudantes.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Educação, promoveram no dia 02 de junho, a Formação de Monitores de Transporte Escolar, ministrada pelo Capitão Luiz Carlos, com o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos monitores, visando a segurança e o bem-estar dos estudantes durante o transporte escolar.

Durante o evento, os monitores receberam orientações sobre os principais aspectos da segurança no transporte escolar, desde a identificação de possíveis riscos até a adoção de medidas preventivas.

#Educação 29/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Curso de Facilitadores de Círculos de Paz promovido pela Prefeitura de Mombaça busca fortalecer a cultura de paz!

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria Municipal de Educação, promoveram nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Curso de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, no auditório do IFCE.

Na ocasião, os participantes foram apresentados aos princípios e valores fundamentais dos processos circulares, a uma abordagem transformativa das dificuldades de convivência, bem como a metodologias ativas necessárias na organização e direção de círculos, tendo como principal ferramenta didática a vivência do processo circular.

O curso tem como objetivo, fortalecer a cultura de paz tão necessária nas relações familiares, interpessoais e intrapessoais.

A prefeita em exercício, Elidiana Carvalho e a secretária de Educação, Helena Oliveira, estiveram presentes na abertura do curso.

#Educação 27/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça promove jantar especial em comemoração ao Dia das Mães

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Educação, realizaram no dia 25/05, o jantar em alusão ao Dia das Mães, para as mães dos alunos do Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico.

O evento foi comemorado na AABB e contou com muitas dinâmicas, homenagens e sorteios de prêmios. A prefeita em exercício, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, a secretária de Administração, Aurinete Almeida e a diretora da NEAP, Cristiana, marcaram presença na ocasião.

#Educação 29/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Formação promove troca de ideias e alinhamento de ações para aperfeiçoar a Educação de Mombaça

As equipes pedagógicas da secretaria de Educação, participaram de uma formação na sexta-feira, dia 28/04. O momento foi marcado por troca de ideias, no qual os professores compartilharam os desafios e as potencialidades dos polos educacionais da cidade. Ainda na oportunidade, foram alinhadas ações, visando o aperfeiçoamento da Educação de Mombaça.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária da pasta, Helena Oliveira, a equipe de gestão da secretaria, docentes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e os coordenadores da EJA e do NEAP.

#Educação 05/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Mombaça encerra Semana do Autismo com Marcha pelo Autismo e mensagem contra o preconceito

A Prefeitura de Mombaça, Secretaria de Educação e o Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico - NEAP, finalizaram no dia 04 de abril, a programação da Semana do Autismo com a "Marcha pelo Autismo", com o tema: Mais informação, Menos Preconceito.

Crianças atipícas, com seus pais, professores, autoridades locais e população em geral, tomaram conta das ruas da cidade, com o intuito de levar mais informação aos munícipes e conscientizar sobre a importância da causa.

Estiveram presentes, o prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, a diretora do NEAP, Cristiana Sousa, e demais autoridades locais.

#Educação 24/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Campanha de Conscientização sobre o Autismo: Mais Informação, Menos Preconceito.

A Prefeitura de Mombaça, Secretaria de Educação e o Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico, estão realizando nesta semana, várias ações voltadas à campanha de Conscientização sobre o Autismo, com o tema: "Mais informação, Menos Preconceito".

Ontem, 03 de abril, todas as escolas e creches do município, e o NEAP, receberam seus alunos de forma elucidativa, explorando o tema da campanha. A equipe pedagógica do NEAP, também ministrou uma palestra para as crianças da AABB Comunidade, destacando a importância da causa.

Essas ações tem como objetivo, levar informação à população sobre o tema, reduzindo a discriminação e o preconceito em relação a quem apresenta o chamado transtorno do espectro autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento.

#Educação 16/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Lançamento dos Livros Paradidáticos e Noite de Autógrafos em Mombaça

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Educação realizou no dia 15 de março, no Centro Pastoral, o Lançamento dos Livros Paradidáticos e Noite de Autógrafos, com os professores e gestores da Educação Infantil.

Na ocasião, algumas crianças do CEI Maria Olivia, apresentaram a História do Livro "Fada da Felicidade", do Autor Marcos Aurélio, que honrou o evento com sua presença. Em seguida, o escritor ministrou a palestra magna de formação para os professores e gestores, e depois autografou os livros paradidáticos que foram entregues. Para encerrar o momento, foi servido um coffee break para todos os presentes.

A vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, a vereadora, Josielma Pinheiro, e o gerente comercial da Editora Dinâmica, Daywson Medeiros, marcaram presença no lançamento.

#Educação 11/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Mombaça investe na saúde emocional e educacional dos jovens com inauguração do NEAP

A Prefeitura de Mombaça inaugurou na sexta-feira, 10 de março, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NEAP). A iniciativa visa oferecer suporte emocional e educacional as crianças e jovens do município que enfrentam dificuldades no aprendizado ou problemas emocionais.

O NEAP conta com uma equipe de profissionais capacitados, como psicólogos e pedagogos, que irão atuar de forma integrada para atender as demandas da população. Além disso, o núcleo disponibiliza materiais pedagógicos e lúdicos para auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens.

A inauguração do NEAP contou com a presença do Prefeito Orlando Filho, primeira-dama, Lívia Alencar, vice-prefeita, Elidiana Carvalho, secretária de Educação e Saúde, Helena Oliveira e Liane Alencar, autoridades locais, e representantes da sociedade civil. A população também compareceu em peso para conhecer o espaço e prestigiar a iniciativa.

Com o lançamento do NEAP, Mombaça se destaca como um município que investe na saúde emocional e educacional de sua população, colocando em prática políticas públicas que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

#Educação 25/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça realiza entrega de materiais escolares e investe na Educação Infantil

Na manhã do dia 24/02, a Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Educação, realizaram a entrega de mochilas escolares com materiais didáticos, aos alunos, e materiais paradidáticos aos professores da Educação Infantil do município. A cerimônia aconteceu no auditório do Divino Salvador e contou com a presença do Prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama Lívia Alencar, a secretária da pasta, Helena Oliveira, o Padre Carlos Roberto, e a vereadora Josielma Pinheiro.

A ação visa somar ao processo de aprendizagem das crianças e auxiliar no desenvolvimento educacional. Diversos investimentos estão sendo realizados na Educação de Mombaça, como reformas de todas as escolas e creches do município, entrega de novas escolas, como o Centro de Educação Rural do distrito de Boa Vista, valorização dos professores, criação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, dentre muitas outras ações.

#Educação 16/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Formação de coordenadores promove parceria entre escola e família na promoção da leitura em Mombaça.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Educação promoveram na manhã do dia 15/02, a I Formação de Coordenadores Pedagógicos com o tema "Minha Família Parceira", que faz parte do programa "Meu Aluno, Meu Leitor". A formação foi conduzida pela experiente formadora Fátima Oliveira, que compartilhou importantes estratégias para fortalecer a parceria entre a escola e a família na promoção da leitura.

O programa "Meu Aluno, Meu Leitor" visa incentivar a leitura entre os alunos da rede municipal de ensino de Mombaça, e a formação de coordenadores pedagógicos é uma das etapas fundamentais para o sucesso do projeto. Durante o evento, os participantes puderam aprimorar suas habilidades em liderança e comunicação, além de aprenderem técnicas e ferramentas para envolver as famílias na promoção da leitura.

A iniciativa da Prefeitura de Mombaça e da Secretaria de Educação em investir na formação de seus coordenadores pedagógicos demonstra o comprometimento com a qualidade da educação em todo o município. Através do programa "Meu Aluno, Meu Leitor", a leitura se torna uma atividade ainda mais prazerosa e acessível para os alunos, em simultâneo, em que fortalece a relação entre escola e família.

#Educação 09/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Capacitação para Merendeiras Escolares em Mombaça promove aprimoramento de boas práticas e manipulação de alimentos.

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Educação, promoveram uma capacitação para as Merendeiras Escolares do Município, aplicada pela Nutricionista Acácia Araújo e a Coordenadora do Núcleo de Divisão da Merenda Escolar, Ana Paula Benevides. O curso teve como tema "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos", e contou com aulas teóricas e práticas, tendo como objetivo capacitar e aperfeiçoar as alunas, para poderem desempenhar com responsabilidade e dignidade esta função, desenvolvendo um trabalho de qualidade a partir dos conhecimentos adquiridos.

O prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira e o secretário de Infraestrutura, Obras e Segurança Pública, marcaram presença em uma das aulas.

#Educação 01/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA FORMAÇÃO PARA OS MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR

Na dia 25/01, foi realizado o encerramento do acompanhamento técnico, de duas turmas que eram acompanhadas pela ATeG, um total de 60 produtores da bovinocultura leiteira e apicultura, atendidos pelo SENAR/SINRURAL, presidido pelo Danúbio Alencar.

A palestra foi ministrada pela médica veterinária e coordenadora do segmento de Bovinocultura dos projetos de ATeG-SENAR/AR-CE, Caroline Machado, onde abordou todos os processos dessa área, desde a mobilização e execução num período de dois anos. A técnica de campo, Danielly Maciel, fez a apresentação dos resultados da primeira turma da Bovinocultura de leite com os seguintes temas: "Os Manejos Sanitários, Reprodutivos e Nutricional" e o "Controle Gerencial".

#Educação 28/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO TARDEZINHA PEDAGÓGICA COM A EDUCAÇÃO DE MOMBAÇA

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Educação, realizou no dia 26/01, a Tardezinha Pedagógica, com todos os professores da Educação de Mombaça. O momento marcou o retorno das atividades da secretaria, e contou com várias homenagens e apresentações, baseadas no tema deste ano da Educação: Vidas que Inspiram.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde também realizaram, a vacinação contra a meningite, onde foram imunizados 160 professores.

Estiveram presentes, o prefeito Orlando Filho acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a secretária da pasta, Helena Oliveira, e demais lideranças municipais.

#Educação 25/05/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Mombaça em parceria com o Banco do Brasil entrega kits aos alunos do Programa AABB Comunidade Aproximadamente 175 crianças receberam tênis, roupas e outros itens que compõe o conjunto
#Educação 22/09/2021 FUNDO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA VISITA TÉCNICA PARA ORIENTAÇÕES SOBRE MERENDA ESCOLAR NAS ESCOLAS E CRECHES DE MOMBAÇA

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira (21), através do Setor da Merenda Escolar no município de Mombaça, visita nas escolas e creches municipais para orientação dos profissionais responsáveis pela alimentação dos estudantes.

O setor de merenda escolar da SME, através da coordenadora Ana Paula e da nutricionista Acássia, fez orientações que auxilia o manuseio, higienização e armazenamento correto dos alimentos, além dos equipamentos de proteção individual contendo toca, luvas térmicas e descartáveis. Os diretores também foram orientados sobre a maneira correta de limpeza da cozinha.

A visita tem como objetivo, buscar parceria com os gestores escolares, conhecer o espaço das cozinhas e os servidores que atuam neste setor da Merenda Escolar.

#Educação 16/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Aulas presenciais são retomadas de forma híbrida na Rede Municipal de Ensino de Mombaça.

As aulas da Rede Municipal foram retomadas de forma presencial e híbrida na última segunda-feira (13) no município de Mombaça. As escolas se organizaram para atender aos alunos com as devidas medidas de distanciamento, higienização e cuidados sanitários contra a covid-19. No município, as aulas presenciais estavam suspensas há mais de 1 ano, devido a alta nos números de casos do Estado do Ceará.

O ensino híbrido foi adotado para promover uma mistura entre o ensino presencial e online, desta forma, trazendo a oportunidade de todos os alunos serem contemplados com as aulas. Os professores que já vinham desempenhando suas atividades junto aos alunos de forma online, agora, também irão atender aos mesmos na sala de aula.

De acordo com a Secretaria de Educação, o modelo de ensino adotado para este período alterna grupos presenciais e ensino remoto. Os responsáveis poderão optar neste momento em autorizar ou não, o retorno dos filhos para as unidades escolares.

Os pequenos estão sendo acompanhados em relação ao ensino, recebendo conteúdos em sala de aula e auxílio nas atividades à distância, bem como nos cuidados com o coronavírus. A secretaria de educação de Mombaça definiu o retorno presencial com sendo um momento de conquista em ter de volta os alunos a sala de aula, podendo desfrutar das ações que estão preparadas para o crescimento da educação no município.

O retorno teve a participação do prefeito Orlando Filho, que visitou as escolas municipais, dando boas vindas a todos os estudantes e reafirmando o compromisso da gestão municipal, em fazer cada vez mais uma educação de qualidade para todos.

Todos os alunos e profissionais da educação devem seguir os protocolos de biossegurança. Para o retorno das aulas o município desenvolveu diversas ações que irão contribuir com essa retomada, tais como: Elaboração do Plano Municipal para Retomada das aulas presenciais/hibridas; Apresentação e votação do Plano de Retomada das aulas presenciais/hibridas pelo Comitê Intersetorial; Formação com os gestores das escolas sobre medidas sanitárias a serem tomadas no retorno presencial; Formação nas escolas com os funcionários; (aplicadas pelos gestores); Reuniões com o transporte escolar; Entrega de Kits de EPIs para o transporte escolar; Aquisição de EPIs para serem entregues as escolas; (Por parte do município); Aquisição de EPIs diretamente pelas escolas; Contratação de monitores para o transporte escolar (prioridade para os veículos que transportam alunos até 7 anos); Abastecimento com merenda para que todas as unidades iniciem com alimentação para os alunos; Reforma de 8 unidades escolares e pequenos reparos e adaptações nas demais; (7 concluídas e 1 em conclusão); e ainda o transporte escolar funcionando em todas as rotas atendendo todos os alunos da sede e zona rural.

#Educação 25/05/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE MOMBAÇA DISTRIBUI MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Educação, distribuiu na manhã de hoje (25), nas creches da sede urbana do município, material estruturado para as turmas de 03, 04 e 05 anos da educação infantil.

O material foi adquirido com recursos do tesouro municipal, e a distribuição aconteceu hoje com a presença da Vice-Prefeita Elidiana Carvalho, que ressaltou ainda que o material vai contemplar todos os alunos do município que estão nessa etapa, inclusive turmas avaliadas e turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

"Esse momento é muito simbólico, tendo em vista a importância do livro didático, e por ser um material estruturado vem a contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem", Ressaltou o Secretário da Educação Ênnio Fragoso.

#Educação 27/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÕES CONTINUADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS PAIC-CICLO 2021

A Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, através da CREDE-14, realizou no período de 15 á 23 de abril a formação continuada para profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais e finais.

A formação promove a troca de experiências didáticas entre os profissionais que atuam na gestão escolar e professores regentes em sala de aula, abordando temas que vão de encontro às demandas do fazer pedagógico cotidiano.

Os encontros ocorreram de forma virtual, por meio da plataforma digital Google Classroom, Google Meet, contabilizando carga horária de 120h aula.

Para o Secretário Ênnio Fragoso, o momento foi de muito aprendizado, e gratidão: "Agradeço a todos os nossos profissionais da educação pela dedicação na execução das nossas ações, oportunidade em que agradeço ao prefeito Orlando Filho por sempre nos apoiar, e toda equipe da Secretaria Municipal da Educação". Ressaltou.

#Educação 27/11/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeito Ecildo Filho faz entrega de Placas de Premiação Escola Nota 10

A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria da Educação, realizou, durante a Semana do Município, Mombaça 169 Anos, solenidade de entrega das Placas de Premiação Escola Nota Dez as 22 escolas públicas de Ensino Fundamental que se destacaram no ano de 2019, alcançando assim os melhores resultados da história do Município.

A solenidade realizada de forma semipresencial aconteceu no Auditório das novas instalações da Escola Divino Salvador, contou com a presença da Primeira-Dama Jakelini Evangelista, Secretária de Educação Helena Oliveira, Ex-Secretária de Educação Lêda Jota, professores, diretores das escolas agraciadas, profissionais da Educação e demais autoridades. O evento teve transmissão ao vivo pelas redes oficiais da prefeitura.

O prefeito Ecildo Filho partilhou essa conquista com os alunos e profissionais, ressaltando a grande alegria no seu último ano de gestão poder entregar a Educação de Mombaça no 14º lugar no ranking do SPAECE.

#Educação 25/11/2020 GABINETE DO PREFEITO Inauguração das novas instalações da Escola Divino Salvador dá início a Programação da Semana do Município - Mombaça 16

Na noite de ontem (24) foi entregue a população de Mombaça a reforma geral da Escola de Ensino Fundamental Divino Salvador. A solenidade faz parte da programação dos 169 anos do Município de Mombaça.

O evento contou com a presença do prefeito Ecildo Filho, acompanhado da Primeira-dama Jaquelini Braga, vice-prefeita Claudênia Cavalcante, secretários municipais, vereadores, diretores, coordenadores, alunos e pais de alunos. Todos seguindo as normas de segurança sanitária.O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Pe. Carlos Roberto deu a benção as novas instalações da escola.

No ato da solenidade de inauguração da Escola foram feitas diversas homenagens denominando nomes de salas a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Divino Salvador: Auditório Comandante Rui Alencar Andrade; Biblioteca Professora Antonia Sabino Vieira (Dona Toinha Sabino); Refeitório Antonia Alves do Nascimento (Dona Tonha) e Sala dos Professores Maria dos Santos Sá (Professora Otília)

A escola Divino Salvador totalmente reformada conservou as características do antigo prédio agora com um tom de modernidade vai proporcionar aos alunos um ambiente de maior conforto e tranquilidade. A obra de reforma e ampliação da escola Divino Salvador teve um investimento de 2 milhões e 400 mil reais oriundos do Tesouro Municipal.

Além da reforma em toda sua estrutura física recebeu equipamentos novos para melhor desenvolver o aprendizado em ambiente totalmente climatizado.

A instituição educacional fundada pelo Padre Pereira com o nome Patronato Padre Pedro Leão depois chamada Divino Salvador, nome dado pelo seu fundador e depois passou a ser chamada Ginásio Escola Normal Divino Salvador atualmente denominada Escola de Ensino Fundamental Divino Salvador.

A escola conta com aproximadamente 800 alunos, 34 professores, 4 coordenadores pedagógicos, uma diretora adjunta, uma diretora administrativa e 26 funcionários. Em 2009 a escola foi incluída no Programa Escola Acessível e recebeu materiais para uma sala de recursos multifuncional para atendimento educacional especializado.

Com 62 anos de existência a escola nasceu das solicitações da comunidade e da necessidade de atendimento as crianças da região, como também do ideal do seu fundador Padre José Pereira de Oliveira preocupado com crianças e jovens de sua terra.

Na oportunidade foi entregue a certificação dos alunos do 9º Ano de forma simbólica, representados pela aluna Yasmin Pedrosa que ao receber a certificação falou em nome de todos os alunos do sentimento de despedida e a saudade que leva no coração dos anos em que esteve estudando na escola.

A Secretaria de Educação prestou uma homenagem ao prefeito Ecildo Filho entregando uma placa com o título Prefeito Amigo da Educação.

O prefeito Ecildo Filho em sua fala disse que "aquele momento era difícil precisar qual obra seria mais importante para ele: se a escola Divino Salvador em que fui aluno; se a escola Padre Pedro Leão que transformou um lugar de punição em um local de formação de cidadão ou se Instituto de Educação e Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que vai ser o maior presente que a população de Mombaça recebe como impulsionadora do desenvolvimento do município".

Assessoria de Comunicação

#Educação 01/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura de MOMBAÇA lança plataforma on-line para atividades escolares.

A Prefeitura de Mombaça Fundo lançou na última quinta-feira (30), pelo canal do YouTube, e fan page oficial da Prefeitura de Mombaça no Facebook, a Plataforma Educacional Google for Education. A plataforma servirá como meio para desenvolver as próximas atividades escolares da rede municipal de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Helena Oliveira, esse projeto vem para somar nas ações da educação neste momento de pandemia. "A educação em ambiente virtual não é só pela pandemia, mas foi antecipada pelo que estamos vivendo. A nossa proposta é utilizar essa tecnologia para mais qualificação. Este é um momento de sermos protagonistas, compartilhar informações, ninguém aprende sozinho. A tecnologia implementada agora não é só para a pandemia, mas para além dela", ressaltou.

O prefeito Ecildo Filho também participou. Para ele, "a educação nessa caminhada se torna o principal instrumento de desenvolvimento humano. E traz um aprendizado democrático e universal. Temos uma construção coletiva em que a maior importância é a educação", afirmou.

A apresentação da plataforma aos professores e alunos foi feita pela empresa GetEdu, parceira oficial do Google for Education, que oferece formação para escolas e redes educacionais. O pedagogo e gestor de capacitação na GetEdu, Wellington Maciel, e a gestora de formação educacional da GetEdu, Marcele Aline, ministraram a formação.

Pela GetEdu, a rede municipal conta com um domínio especializado, com mais segurança e suporte.

O Google for Education (para a educação) é uma plataforma educacional colaborativa, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula. As atividades se dão por meio dos aplicativos do G Suite for Education. Entre as ferramentas estão o e-mail do Gmail, Drive, Agenda, Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários, Google Meet e Google Sala de Aula.

#Educação 12/03/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MOMBAÇA REALIZOU O PRIMEIRO CAFÉ COM PROFICIÊNCIA DO ANO DE 2020

A Secretaria da Educação realizou na quarta-feira (11) o primeiro café com proficiência do ano de 2020, onde aproveitou o momento para fazer alusão ao dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, em que na oportunidade foram homenageadas todas as mulheres que representam a Educação de Mombaça.

"Pudemos contar com a presença de duas grandes mulheres que tão bem representaram toda comunidade feminina: Dona Leda e a nossa Vice Prefeita Claudenia.

São elas, exemplos de mulheres que lutam diariamente em defesa do povo e buscam constantemente o bem para nossa população", ressaltou a Secretária da Educação Helena Oliveira

O momento foi marcado por dinâmicas de descontração, troca de experiências e apresentação de resultados exitosos dos últimos meses na área da educação de Mombaça, ressaltando que a equipe educação, pela sua determinação, compromisso e amor ao que faz, está sempre realizando e, muitas vezes, até superando o que lhe é proposto.

O evento foi encerrado com um almoço especial, em espírito de confraternização e gratidão a Deus, ao gestor Ecildo Filho e ao grupo de pessoas com habilidades e competências distintas, que formam a educação de Mombaça, onde a qualidade do trabalho é a essência do resultado.

Além da Vice-Prefeita Claudênia Cavalcante e da Sra. Leda Jota (ex-secretária da educação) e mãe do prefeito municipal, esteve presente a vereadora Josielma Pinheiro e as mulheres gestoras das escolas públicas municipais de Mombaça

#Educação 24/11/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITO ECILDO FILHO INAUGURA QUADRA COBERTA DO DISTRITO DE MORADA NOVA. PREFEITO DÁ A ORDEM DE SERVIÇO DE REFORMA DE VÁRIAS ESCOLAS.
#Educação 16/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO RESULTADO FINAL PRELIMINAR SELEÇÃO PÚBLICA SUPERVISOR, VISITADOR SOCIAL E ASSISTENTE SOCIAL. A Secretaria Municipal de Assistência Social publicou edital com mais uma etapa da Seleção Pública.
#Educação 15/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE MOMBAÇA CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DE 2015. Prefeitura, através do Edital nº 18/2019 publicado na edição nº 2302 do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará
#Educação 08/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ELEITOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE MOMBAÇA Escolha dos Membros do Conselho Tutelar finalizou mais uma etapa do processo de eleição dos novos conselheiros tutelares
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 16:43:03