NOTÍCIAS

26-AGO-2021

MOMBAÇA REALIZA 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

#Gestão POR EVERARDO 26 DE AGOSTO DE 2021

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram nesta quarta-feira (25), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi transmitido por videoconferência, através do youtube da Prefeitura , respeitando as normas sanitárias vigentes em virtude da pandemia da Covid-19, e contou com a palestra magna, conduzida pelo Sr. Paulo Pimenta.

Para Leyla Holanda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a intenção é elaborar propostas que serão levadas para as conferências estadual e nacional. "Nosso objetivo é realizar discussões em eixos temáticos, que envolvam os direitos das pessoas e o dever do Estado para diminuição das desigualdades e garantias de proteção social básica, principalmente as famílias que enfrentam a vulnerabilidade social de perto", destacou.

A vice-prefeita Elidiana Carvalho, em sua fala desejou sucesso na elaboração das propostas e reafirmou o compromisso da gestão municipal em manter sempre políticas públicas para o bem de toda população.

Segundo a Secretária de Assistência, Fatinha Lima, as Conferências municipais são espaços importantes de diálogo, debate, avaliação e construção da política pública no âmbito local. "Essa conferência em especial é um ato para reafirmamos o nosso compromisso com a política pública de assistência social". Destacou.

O evento foi aberto para conselheiros natos da assistência social; representantes governamentais que têm cadeira no Conselho; representantes não-governamentais que também têm cadeira no Conselho; sociedade civil e estudantes, e foi acompanhado durante todo o dia pela primeira-dama Lívia Alencar.

A conferência contou ainda com a participação da vice-prefeita Elidiana Carvalho, representando o prefeito Orlando Filho; da secretária de Assistência Social, Fatinha Lima; da primeira-dama, Lívia Alencar; vereadores Josielma Pinheiro, Chico Antônio e Lucas Almeida; secretários municipais; conselheiros tutelares; e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leyla Holanda.

A plenária final aconteceu à tarde, com a discussão dos eixos temáticos, diante do Tema Central: Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, tendo como eixos de discussão; EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; EIXO 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; EIXO 3: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; EIXO 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; EIXO 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Ao final aconteceu a apresentação e discussão das propostas em plenária, que também elegeu os delegados para a conferência estadual.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 14 dia(s)

No dia 15 de março, a Prefeitura de Mombaça promoveu a Feira da Mulher Empreendedora!

Com uma atmosfera descontraída, oferecemos uma variedade de atividades, incluindo música [...]

#Agricultura Há 19 dia(s)

É o programa Horas de Trator transformando a vida do agricultor mombacense!

A vida dos agricultores de Mombaça melhorou muito com as ações do programa Horas de Trat [...]

#Esporte Há 22 dia(s)

Inauguramos hoje a nova Biblioteca Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides.

Um espaço para as nossas crianças e adolescentes abrirem a mente, adquirindo conheciment [...]

#Saúde Há 28 dia(s)

Hoje realizamos as entregas dos kits de trabalho aos nossos ACS e ACE

Esses profissionais realizam um papel muito importante, cuidando da saúde dos nossos Mom [...]

#Infraestrutura Há 30 dia(s)

Estamos revolucionando a forma como as empresas são constituídas em nossa cidade!

Apresentamos o Empresa +simples, um sistema inovador que integra dez órgãos públicos par [...]

#Educação Há 30 dia(s)

A inovação não para em nossa gestão. Estamos implementando o Projeto de Introdução da Educação Financeira nas escolas!

Com o objetivo de proporcionar às crianças de Mombaça um aprendizado fundamental sobre M [...]

#Agricultura Há 35 dia(s)

Entrega das sementes de algodão do Projeto Ouro Branco!

Um passo importante rumo ao fortalecimento da agricultura local. Estamos comprometidos e [...]

#Saúde Há 37 dia(s)

Mombaça é premiada durante a 1ª Mostra “Cariri, aqui tem SUS”

O trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde do município de Mombaça foi premiado [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito