Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 se reune para discutir novo decreto municipal

sábado, 20 de junho de 2020 0 Coronavírus

WhatsApp Image 2020-06-20 at 08.15.57

 

As vésperas da decretação de um novo decreto de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus que deverá ser publicado pelo do Governo do Estado do Ceara, o Comité de Enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19) de Mombaça, se reuniu, através de videoconferência, na tarde sexta-feira (19), com a finalidade de apresentar as situação do vírus no município e adotar as devidas providências para seu combate.

A reunião conduzida pelo prefeito Ecildo Filho, contou com a presença da secretária de Saúde, Dra. Norma Marques, que apresentou números assustadores do aumento de casos positivos de pessoas com o Covid-19, mesmo com as medidas do decreto em vigência.

No debate entre os representantes da sociedade civil e do poder público municipal, ficou evidente que muita gente não obedece as regras do decreto isolamento social. Os relatos dão conta que mesmo com a maioria da população atenta aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus, que incluem uso obrigatório de máscara e evitar aglomeração, uma considerável parcela não obedece as determinações do decreto.

Os maiores fragrantes são circulação em vias públicas sem necessidade (caminhadas, permanência em praças, aglomeração em frente de comercio que deveriam está com as portas fachadas, aglomeração nas agencias bancárias e lotéricas), furar as barreiras sanitárias, realização de eventos com ajuntamento de pessoas no meio rural (bebedeiras, partidas de futebol, comemoração de aniversário) e uso inadequado da mascara.

Encerrada a reunião ficou acertado pela maioria absoluta dos membros que novo decreto deverá ser mais rigoroso, dando ênfase as medidas que carecem maior atenção da população, possibilidade de rever o relaxamento das atividades permitidas (exceto serviços essenciais), intensificar a publicidade do decreto nos meio de comunicação de massa (rádios) e a possibilidade de lockdown.

O prefeito Ecildo Filho concluiu a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus informando que baixará novo decreto, acatando as sugestões do Comitê, logo após a posição do Governo do Estado, visando manter o alinhamento com as decisões do governador Camilo Santana.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *