Secretaria de Saúde realiza solenidade de Certificação aos profissionais envolvidos na conquista do Prêmio APS Forte para o SUS

segunda-feira, 25 de novembro de 2019 0 Saúde

apsforte

 

Em reconhecimento ao bom desempenho dos profissionais de saúde, envolvidos na conquista do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, a Secretaria de Saúde do Município realizou, no último sábado (23), no Plenário da Câmara Municipal  cerimônia de certificação aos mesmos.

O evento, inserido na Programação do Viva Mombaça – 168 Anos, teve como anfitriã a secretária de Saúde Dra. Norma Marques e contou com a presença do prefeito Ecildo Filho esposa Jakelini Braga Evangelista; coordenadora da 18ª Regional de Saúde, Dra. Teresa Cristina Mota; representante da Câmara de Vereadores, Sra. Josielma Pinheiro; presidente do Associação ACS, Sra. Lurdes Torres; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes Comunitários de Endemias; equipes de profissionais das Unidades Básicas de Saúde  e do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo, secretários municipais e vereadores.

Adolescestes da Escola de Música Profª. Antonia Sabino Vieira, inseridas no Projeto Flauta Doce, fizeram uma apresentação musical utilizando flautas. A secretária Norma Marques fez uma apresentação da premiação destacando sua importância para a saúde no município.

O prefeito Ecildo Filho e a secretária de Saúde Norma Marques fizeram a entrega dos Certificados aos representes das 11 Unidades Básicas de Saúde do município.

O município de Mombaça foi o único finalista do Nordeste a conquistar o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. O prêmio foi lançado em abril desse ano, durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Saúde, no Escritório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS/OMS). 1.294 experiências foram inscritas, de todos os estado do País.

Depois de passar por 4 fases de classificação, a experiência de Mombaça ficou entre as 11 finalistas, entendendo a organização da premiação que os 11 finalistas deveriam serem premiadas com uma viagem a Europa, para conhecer a Universidade da Espanha trocar experiência com o sistema de saúde daquele país.

Mombaça apresentou como experiência exitosa: Estratégias de acesso aos grupos prioritários nas campanhas de vacinação contra a influenza no território do município. Estratégias que colocou o município em primeiro lugar do ranking de vacinação do Estado do Ceará ultrapassado as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Estiveram na coordenação dos trabalhos a própria secretária de Saúde, Dra. Norma Marques; a coordenadora de Imunização, Thayne Lima e a coordenadora da Atenção Básica, Monalisa  Furtado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *