Feira da Agricultura Familiar inova com Concurso Leiteiro e Aula de Campo

sexta-feira, 4 de outubro de 2019 0 Agricultura

FEIRA AGRICULTURA (13)

A Secretaria de Agricultura realizou ontem, sexta-feira, a VII Feira da Agricultura Familiar no Pólo de Lazer com duas inovações que serão também repetidas as próximas edições: Concurso Leiteiro e aula de campo para alunos de creches de uma escola municipal.

No que se refere ao Concurso Leiteiro se inscreveram três produtores de leite, que conduziram a sua vaca para o local em que o leite foi extraído na presença do público e feita a totalização da quantidade de leite retirado do animal.

Nessa primeira etapa está assim a classificação: 1º lugar a vaca do produtor Antonio Juscelino do Ó Marques com 19 quilos; 2º Ronaldo de Carvalho Marques com 15 quilos e 3º Francivaldo Carvalho com 8,5 quilos. A segunda etapa será na próxima feira dia 1º de novembro e a etapa final acontecerá em dezembro. A premiação será de 2 mil reais.

Outra novidade na Feira da Agricultura Familiar de Mombaça foi a aula de campo para alunos de creches e escolas da rede municipal. A aula foi ministrada pelo médico veterinário Dr. Vauires Avelino para alunos da Creche Proinfância Antônio Fernandes Martins Junior (Creche do Bairro São Domingos).

As crianças foram conduzidas até o local da Feira pelos diretores da creche onde aprenderam noções básicas com relação a produção do leite, comportamento do animal para produzir o leito, importância do leite a alimentação, etc.

Após a aula de campo a criançada recebeu um nutritivo lanche com leite, cuscuz e bolinho conhecido como “chapéu de couro”.