Mombaça realiza iniciação dos novos Embaixadores da Leitura

sexta-feira, 16 de agosto de 2019 0 Cultura

EMBAIXADORES DA LEITURA

Aconteceu no último dia 13 de agosto, no Pólo de Atendimento Rock Lane Nogueira de Azevedo (Proares), a iniciação novos embaixadores da leitura em Mombaça.

Na oportunidade 15 crianças e adolescentes de diversas escolas do município, receberam capacitação para se tornarem os mais novos embaixadores da leitura em Mombaça, que contou com a presença da madrinha do Projeto EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA, Primeira Dama Jakelini Braga Evangelista, da coordenadora do Projeto Socorro Maria, e dos colaboradores, Mikaele Sousa, Professora Jeane Noronha e do Secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Ney Werbson.

Para a Primeira Dama Jakelini, “é um momento que enriquece ainda mais o desenvolvimento infanto-juvenil, pois através da leitura se chega a novos caminhos e imaginações”.

Ao tempo em que participou de todo o evento a madrinha do projeto anunciou ainda a ida das crianças para a XII BIENAL INTERNCIONAL DO LIVRO, e o XII CONGRESSO DOS AMIGOS DA LEITURA, que acontece no próximo dia 20 de agosto no Centro de Eventos em Fortaleza que no ano de 2019 vem com tema: AS CIDADES E OS LIVROS.

O Projeto EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA, representa uma iniciativa transformadora para milhares de crianças e adolescentes. Foi lançado em 2002 com o intuito de despertar nos jovens o prazer pela leitura. Hoje, após 11 anos de atividades se tornou uma importante ferramenta que contribui com a formação cidadã e o protagonismo desses jovens cearenses.

A base do projeto está no lançamento de livros que abordam temáticas sociais como a gravidez na adolescência, o convívio com o semiárido, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio público, entre outros.

O Eu Sou Cidadão é uma realização da APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, o Selo UNICEF Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE).