Secretários participam de Audiência Pública sobre Evasão Escolar

quinta-feira, 16 de maio de 2019 0 Educação

evasao escolar

Para debater dos problemas que envolvem a evasão escolar no município de Mombaça, fenômeno que é recorrente em todo o Brasil, a promotora de Justiça de Mombaça, Dra. Monica promoveu uma Audiência Pública, dia 15 de maio, no auditório do Juri do Fórum de Mombaça.

O evento contou a participação da juíza da Infância, Dra. Carolina; presidente do CMDCA, Angélica; secretária de Saúde, Norma Marque; secretária da Assistência Social, Izaura Gomes, diretores de escolas, professores, servidores públicos ligados à saúde, assistência social, educação, membros do CMDCA e representante da imprensa.

Os trabalhos iniciados pela Dra. Monica fez uma apresentação das causas mais evidentes que causam a evasão escolar, destacando a gravidez na adolescência, envolvimento com drogas e trabalho infantil. Apresentou o Projeto “Cada Criança Importa” conclamando o apoio de todos a uma busca ativa no intuído de identificar o problema e recolocar o aluno na sala de aula.

A juíza da Infância, Dra. Corolina, parabenizou o Ministério Público pela  Audiência Pública e pelo projeto. Ressaltou a importância de se criar vínculo dos órgãos o a família. Em sua visão, já que todos têm um certo convívio com as famílias, isso seria uma vantagem  para criar vínculos.

Em sua participação a secretária da Saúde, Norma Marques, disse que a secretaria já realiza um trabalho contínuo nesse sentido e desenvolve o Programa Saúde na Escola em que os profissionais trabalham o tema evasão escolar dentro das palestras com alunos e professores.

A secretária Izaura Gomes lembrou que a Assistência Social, dentro do seus equipamentos CRAS, CREAS, Bolsa Familia, faz um trabalho de conscientização sobre a necessidade de manter na sala de aula as crianças e adolescente. Destacou ações como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Campanha de Combate a Exploração e Abuso Sexual da Criança e do Adolescente entre outros.

Já a presidente do CMDCA,  Angélica , fez referencia as adesões que o municípios tem com diversos programas em torno da temática da evasão escolar, tais como Prefeito Amigos da Criança (Abrinq), Selo Unicef, Amigo da Leitura, em que dentro dos seus objetivos estão o de manter o criança e o adolescente dentro da sala de aula.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *