Realizada I Oficina Municipal de Diagnóstico do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 0 Meio Ambiente

20190116_094040

O prefeito Ecildo Filho, acompanhado da Primeira Dama Jakelini Braga Evangelista, participou na manhã  de hoje (16), no auditório do Pólo de Atendimento do Proares, da I Oficina de Diagnóstico do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos. O evento articulado pela Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos visa, neste primeiro momento, fazer um diagnostico no que concerne o destino dos resíduos sólidos no sentido de sensibilizar a gestão  municipal para firmar convênio com a Governo do Estado para adesão do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas. A bióloga Helena Leite da Empresa I&T Gestão de Resíduos, Coordenadora do Projeto, foi a facilitadora da Oficina.

A Oficina contou a participação diversos seguimentos da sociedade civil e órgãos públicos do município de Mombaça: Rivanda Carvalho, presidente do Lions Clube Mombaça Centro; Dedé da Auto Peças Guaxinim, presidente da CDL de Mombaça; Natanael Marques, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Beto Vieira, presidente da Câmara Municipal; vereador Junior do Leôncio; Rafael Ângelo, coordenador municipal de Meio Ambiente; Lucas Vieira  Martins, Engenheiro Ambiental; Leandra de Azevedo, técnica local e engenheira ambiental; alunos do Centro de Educação Cenecista Castro Alves; secretários municipais e catadores autônimos.

A Oficina Municipal de Diagnóstico é o primeiro passo para a elaboração e adesão ao Projeto de Implantação de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos  em que procura fazer um levantamento de como o município está tratando essa questão. As etapas seguintes contemplam planejamento, elaboração de leis, cronograma de atividades e conclusão do Plano de Execução. O Governo do Estado objetiva receber a adesão ao Projeto em todos os 184 municípios do Estado.

Em sua fala o prefeito Ecildo Filho, demonstrou interesse em firmar a parceria com Governo do Estado na implementação do Plano. Destacou que o município de Mombaça já vem trabalhando a política ambiental. Mombaça é considerada uma das cidades mais limpa do Estado e lembrou que recentemente o município desativou o LIXÃO com adesão ao Aterro Sanitário da Região.