Inauguradas novas instalações do Centro de Abastecimento Farmacêutico – CAF

sexta-feira, 23 de novembro de 2018 0 Saúde

caf (3)

Na semana das comemorações alusivas aos 167 anos de criação do Município de Mombaça, Viva  Mombaça 176 anos, o Prefeito Ecildo Filho, acompanhado da Primeira Dama Jakelini Braga Evangelista, inaugurou as novas instalações do Centro de Abastecimento Farmacêutico  Edifício Dr. Francisco Edmilson Evangelista.

O evento marca a série de eventos que ocorrerão até o dia 27 de novembro, Feriado Municipal. Prestigiaram o evento os familiares do Dr. Edmilson Evangelista, secretários municipais, servidores da Secretaria de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, vereadores entre outras autoridades.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição.

A CAF exerce atividades operacionais e de planejamento, tais como: Receber os produtos comprados acompanhados das notas fiscais e conferi-los, adotando as normas técnicas de recebimento de produtos farmacêuticos.

O recebimento deve seguir a rotina escrita e descrita no manual da farmácia:

• Realizar os lançamentos de entrada por meio de sistema informatizado ou manualmente e guardar os produtos em locais apropriados de acordo com as normas técnicas;
  • Receber requisições das unidades assistenciais e da dispensação promovendo a separação,
  • Distribuição e registro de saída; Realizar as atividades relacionadas à gestão de estoques;
  • Conservar os medicamentos em condições seguras, preservando a qualidade e permitindo o uso do sistema PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair, considerando o prazo de validade) para movimentação dos medicamentos; Realizar levantamentos periódicos dos estoques e elaborar relatórios gerenciais.

A CAF de Mombaça Representada pelo farmacêutico Dr. Emmanuel Victor Gouveia somente no ano de 2018 teve como programação de medicamentos e insumos R$ 604.661,82 apenas na atenção básica e secundária, fora medicações de alto custo que é composta por quase 60 pacientes, alguns tipos de insulinas e medicamentos do componente estratégico.

O novo edifício que abrigará o Centro de Abastecimento Farmacêutico funcionará em frente a Escola de Ensino Médio Ananias do Amaral Vieira, próximo ao Hospital de Maternidade Antonina Aderaldo Castelo.  Atenderá ao público de segunda a sexta-feira, no horário comercial.