Dia Nacional da Luta das pessoas com deficiência comemorado em Mombaça com adesivaço e blitz

domingo, 23 de setembro de 2018 0 Ação Social

DIA PESSOA DEFICIENTE

Na manhã do dia 22, as equipes do CREAS, CRAS Iracema e São José, APAE, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social e Demutran, realizaram um adesivaço e blitz em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com deficiência.

Essa é uma mobilização nacional, que inspirada nessa data foi lançada a Campanha Setembro Verde, para conscientizar a todos sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A cor verde foi escolhida por representar a esperança, as possibilidades e oportunidades que todos merecem ter.

Que possamos estar juntos nessa corrente em busca de respeito, cidadania, participação social e igualdade de condições para as pessoas com deficiência.

Na oportunidade, os técnicos dos diversos equipamentos, fizeram panfletagem, abordagem com debates e adesivaço, tornando uma manhã totalmente voltada a causa da pessoa com deficiência e seus direitos.

Em Mombaça a única instituição que trabalha com pessoas com deficiência é APAE, presente no município há 16 anos. A entidade atende 120 pessoas sendo que 85 alunos freqüentam regulamente as aulas, obedecendo o ano letivo.

Além da cooperação de empresas e pessoas físicas o APAE de Mombaça tem convênio com a Prefeitura que coopera com a manutenção  e com o Governo do Estado que custeia os professores.

Um dos principais objetivo da APAE, é a inclusão social dos seus alunos, com dignidade, na rede regular de ensino e no mercado de trabalho.

A entidade que tem sua sede em frente ao Hospital Antonina Aderaldo Castelo tem como presidente Ana Angélica Freitas e conselheiro o capelão Pr. José Ivan.