MOMBAÇA SAI DE 170ª PARA 10ª COLOCAÇÃO NO RANKING DO ICGM – ANUÁRIO DO CEARÁ

terça-feira, 3 de julho de 2018 0 Desenvolvimento EconômicoInformação

ranking do ICGM

A novidade desta edição do Anuário do Ceará é o conteúdo exclusivo com informações e rankings das gestões municipais do Estado. Trata-se do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece). Em parceria com o Anuário do Ceará, o Instituto realizou a análise comparativa dos municípios cearenses nas dimensões: gestão fiscal, planejamento, transparência, resultado e eficiência.

Na Gestão Fiscal, foram utilizados como indicadores a arrecadação e a liquidez dos municípios. O indicador Efetividade de Planejamento foi gerado a partir de dados do Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e avaliou a capacidade de planejamento e execução do orçamento por parte dos municípios. A dimensão da Transparência Municipal analisou as informações presentes nos portais de transparência dos municípios cearenses, como existência de endereço eletrônico, transparência da gestão fiscal, processos licitatórios etc.

A gestão do município de Mombaça está pela primeira vez na sua história, entre as dez melhores do Estado. Os municípios com melhor resultado apresentam índice de eficiência relativamente alto, transparência e saíram bem em quase todas as dimensões. Mombaça saiu do ranking de número 170ª no ano de 2012, para a 10ª colocação nesse último resultado.

Para o prefeito Ecildo Filho, o crescimento é significativo e de uma grande importância, pois mostra que a gestão municipal cresceu a passos largos e está comprometida com a transparência e eficiência fiscal, como mostra os dados do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.