Ano de 2018 dedicado ao ilustre mombacense Augusto Tavares de Sá e Benevides

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 0 Sem categoria

Augusto_Tavares

O prefeito municipal de Mombaça Ecildo Evangelista Filho dedicou, por meio do Decreto nº 150/2017, de 26 de dezembro de 2017, o ano de 2018 ao notário público, político e memorialista Augusto Tavares de Sá e Benevides (1898-1983), em comemoração ao seu 120º aniversário de nascimento.

Augusto Tavares de Sá e Benevides nasceu em Mombaça-CE, a 21 de dezembro de 1898 e faleceu em Fortaleza-CE, a 27 de janeiro de 1983, aos 84 anos de idade. Era filho de José Tavares de Sá e Benevides e de Maria do Carmo Feijó Benevides.

Foi tabelião, vereador (eleito à Câmara Municipal de Mombaça, em 1924, renunciou ao mandato legislativo no mesmo ano por ter sido nomeado, vitaliciamente, 1º Tabelião, Escrivão e Oficial do Registro Civil daquele termo), Inspetor Escolar, prefeito municipal de Mombaça (eleito em 1936, renunciou ao mandato dois meses após a posse, para reassumir as funções de Notário Público), deputado estadual nas legislaturas de 1947 (Constituinte) e 1951, presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará – IPEC e membro do Conselho Rodoviário do Estado do Ceará.

Memorialista e estudioso da genealogia cearense publicou, em 1980, o livro “Mombaça: biografia de um sertão”, que é uma demonstração irrefutável do imenso amor que devotava ao seu torrão natal. Foi casado com sua prima Maria Adélia Feijó Benevides, com quem teve treze filhos, quatro dos quais falecidos em tenra idade.

Texto: Historiador Fernando Cruz

Veja o decreto pdf