A Secretaria Municipal da Educação lançou o Projeto “Plataforma Educação Marco Zero”

sexta-feira, 4 de agosto de 2017 0 Sem categoria

marco zero

No auditório do Proares a partir das 8hs,dia 31 de julho, foi realizado o lançamento do Projeto “Plataforma Educação Marco Zero”. Projeto este que trata da questão de gênero e da educação emancipatória para uma nova política pública da educação no Ceará.

No município foram contempladas três escolas: EEF José Marques de Sousa ( Distrito de Nova União), EEF Francisco Vieira Costa (Distrito de Açudinho) e EEF José Aires Teixeira (Sitio  Massapê).

O responsável pelo projeto é uma ONG italiana We World sendo financiado pela União Européia.
A visão e objetivo principal do Projeto é implementar a “educação contextualizada para a convivência com o semiárido” nas escolas públicas municipais de ensino fundamental em 20 municípios distribuídos no Sertão dos Crateús, Sertão dos Inhamuns e Sertão Central no Estado do Ceará.

A educação contextualizada é uma metodologia desenvolvida pela RESAB (Rede de Educação do Semiárido Brasileiro) para “contextualizar” os conteúdos programáticos dos currículos escolares à realidade dos alunos e das escolas, ou seja, o semiárido. Valorizando as suas potencialidades e buscando soluções criativas para enfrentar os seus desafios.

Além disso, o projeto oferecerá formações para os professores e gestores das escolas escolhidas; acompanhamento pedagógico da implementação da proposta em sala de aula (assessorando diretamente os professores); como também formações para os técnicos das secretarias de educação; além de realizar eventos de “culminância” em que os alunos apresentarão para as comunidades escolares tudo o que aprenderam em sala de aula e vários outros benefícios. Expandindo o conhecimento e aprendizado dentro do projeto.

Estiveram presentes no Lançamento do Projeto, o prefeito Municipal Ecildo Filho, sua mãe Lêda Jota, Primeira Dama Jakelini, vice-prefeita Claudênia Cavalcante, secretário de Educação Dellmo Kalleb, secretário de Agricultura Danúbio Alencar, vereador Natanael Marques e ex-vereador Iranildo Marques.

No uso de sua palavra o Prefeito Ecildo Filho deu as boas vindas a todos os presentes, abraçou e se prontificou a dar total apoio ao Projeto. Aproveitando a oportunidade falou do grande investimento que tem feito para a Educação no Município e reforçou o incentivo para que a mesma possa a cada dia mais alcançar grandes resultados.