PREFEITURA DE MOMBAÇA LEVA ATENDIMENTO DO PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER RURAL AO DISTRITO DE MORADA NOVA.

quarta-feira, 14 de junho de 2017 0 Ação SocialAgriculturaSaúde

saudedohomem

Preocupado com a qualidade de vida e o bem-estar dos homens e mulheres do campo, a Prefeitura de Mombaça, através das Secretarias de Saúde e Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural no Distrito de Morada Nova, neste dia 14/06 (quarta-feira).

A iniciativa busca gerar educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e próstata (exame físico e PSA). “São levadas informações fundamentais para que as mulheres e homens se conscientizem sobre a importância do autocuidado e, também, o acesso ao exame preventivo”, explicou a Secretária de Saúde Dra. Norma Marques.

As mulheres tiveram acesso a exames Papanicolau e os homens de examesPSA (sangue) e físico para detectar possíveis indicativos de câncer de próstata. Participaram de palestras educativas sobre Saúde e Doenças Sexualmente transmissíveis e Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti. Na oportunidade os beneficiários do programa foram atendidos em todo o circuito preparado com os serviços de atendimento clínico geral, teste Glicemia, verificação de pressão arterial, teste rápido HIV e sífilis, vacinação, escovação e aplicação de flúor em crianças, buscativa de câncer de boca (por odontólogos), casa do cidadão com emissão de RG, vinte e cinco visitas domiciliares no Distrito e região da Equipe do Bolsa Família, para averiguação e regularização de cadastros. Foram ainda ofertados serviços de cabeleireiros, manicures, kit beleza e um espaço para as crianças presentes se divertirem.

Durante o evento o Superintendente do SENAR, Paulo Helder, parabenizou todas as mulheres e homens presentes no evento e disse que sente- se feliz em poder proporcionar este dia ao público alvo, juntamente com o prefeito Ecildo Filho. “Esse ano um dos focos do SENAR, será também levar conhecimentos que promovam mudança de atitudes visando à melhoria da qualidade de vida. O Programa Saúde da Mulher e Saúde do Homem possibilitará que um grande número de produtoras rurais e produtores tenham conhecimento sobre a importância do autocuidado. Queremos minimizar ao máximo o número de doenças no meio rural.”, finalizou o Superintendente.

O Prefeito Ecildo Filho, elogiou o evento em seu discurso e disse que está muito satisfeito na parceria com o SENAR, para a realização deste grande evento, “aqui em nosso município, queremos minimizar ao máximo o número de doenças em nossa população, por isso fico satisfeito com essa parceria e agradeço de coração a toda a equipe do SENAR e profissionais envolvidos no atendimento” ressaltou o Prefeito.

Participaram também do evento a primeira Dama Jakelini Braga Evangelista, Vice-Prefeita Claudênia Cavalcante, a Secretária de Saúde Dra. Norma, Presidente do Sindicato Rural e Secretário da Agricultura de Mombaça Danúbio Alencar e vereadores e secretários municipais.

O atendimento obteve 100% de aproveitamento, sendo atendidos 100 Homens e 150 mulheres do Distrito de Morada Nova e região.