Mais de 8,7 mil procedimentos da Saúde Bucal foram realizados em Mombaça de janeiro a abril

quarta-feira, 10 de maio de 2017 0 SaúdeSem categoria

ceo2

A Secretaria de Saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e o CEO (Centro de Especialização Odontológica) tem realizado um trabalho de grande importância para a saúde bucal da população Mombacense. Durante os meses de janeiro a abril foram realizados 8.728 procedimentos diversos.

Os procedimentos realizados nas UBS, a nível de atenção primária são: exodontia (extração ), profilaxia(limpeza), raspagem, restauração(obturação), aplicação tópica de flúor e urgências (no caso dos pacientes apresentem sintomas de dor).

Quando o problema não é resolvido na UBS faz-se o encaminhamento para atenção secundária no Centro de Especialização Odontológica (CEO), onde lá são realizadas radiografias, endodontia(tratamento de canal), cirurgia oral menor (extração de dentes que necessitem de cirurgias, geralmente o dente siso, popularmente conhecido), periodontia (tratamento da gengiva, raspagens e limpeza), atendimento em pacientes com necessidades especiais e a confecção de próteses dentárias .

De acordo com a necessidade do paciente os dentistas além de encaminharem para o CEO municipal, também tem a opção de encaminhar para o CEO Regional de Iguatu, onde a  Prefeitura  mantêm  convênio, possibilitando assim que mais vagas sejam ofertadas a população. Através do convênio está disponível também tratamento ortodôntico ( colocação de aparelho)em  pacientes com até 16 anos.