Centenas de pessoas participam da Caminhada da Paz em Mombaça

quarta-feira, 3 de maio de 2017 0 Ação SocialCidadaniaEducaçãoJuventudeParticipação popularSem categoria

DSCN4927

Com o tema “Palavras são instrumentos que inundam a alma e a transformam em um Porto de Paz”, o município de Mombaça se movimentou em mais uma edição da Caminhada da Paz, ocorrida do último dia 2 de maio, Dia Municipal da Paz.

A caminhada que teve inicio com um pequeno grupo de participantes e ao longo do percurso se transformou em uma multidão de centenas de pessoas imbuídas num verdadeiro sentimento de paz.

Capitaneada pela Secretaria de Educação com o apoio das demais secretarias, nesse ano o movimento teve como ponto de partida a Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, com apresentação dos corais infantis Anjos e Arcanjos e Bairro São José; benção da Bandeira da Paz pelo Pe. Valter e entrega a bandeira à 1ª Dama Jakelini Evangelista que ao descer os degraus da igreja deu início a caminhada.

A inovação na Caminhada da Paz deu-se pela criação dos Portos da Paz, que consistiam em 8 paradas estratégicas em que a Bandeira era repassada a representantes de diversas categorias ou entidades prestadoras de serviços, momento em quem os representantes fizeram reflexão com temas diversos contextualizando a “Paz”.

Entre os temas foram destacados: direito a vida; humanização; respeito ao idoso; violência contra a mulher; preservação do meio ambiente, violência doméstica, erradicação ao trabalho infantil entre outros.  Os temas foram defendidos por secretários, vereadores, escolas públicas, creches, entidades religiosas, grupos sociais, pastorais.

A culminância da Caminhada da Paz aconteceu quando a Bandeira da Paz foi entregue ao Pe. Lázaro Augusto que a conduziu ao Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Gloria e foi repassada para o prefeito Ecildo Filho. Em seguida a bandeira foi hasteada pelos representantes da família do homenageado Pe. Pedro Aquilo Rolim. Um momento de louvor pelo Ministério da Música da Renovação Carismática fechou as comemorações do Dia Municipal da Paz.

O prefeito Ecildo Filho fez referencias ao grande incentivador da paz em Mombaça, Pe. Pedro Aquino, e ressaltou que “Mombaça sendo o município menos violento da região não devemos baixar a guarda e sempre lutar pela tranqüilidade e paz do nosso povo”.

Por Carlos Audi

DSCN4804 DSCN4813 DSCN4820 DSCN4824 DSCN4826 DSCN4844 DSCN4848 DSCN4849 DSCN4934 DSCN4972 DSCN4992 DSCN4994 DSCN4998 DSCN5000DSCN4779