Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura realiza primeira formação

sexta-feira, 28 de abril de 2017 0 Ação SocialCulturaEducaçãoSem categoria

DSCN4414

Incentivar a leitura, disseminar nas escolas e comunidade livros temáticos e promover o fortalecimento do vínculo familiar através do hábito de ler é o propósito do “Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura” que realizou sua primeira formação nas dependências da Biblioteca Municipal Dr. Augusto Tavares de Sá e Benevides, no município de Mombaça. Na oportunidade estavam presentes: 1ª Dama Jakelini Evangelista, Leda Jota (parceira), Ana Claudia (diretora de escola), Neuma Galdino (técnica da Educação) e pais de alunos.

A base do Projeto está no lançamento de livros que abordem temáticas sociais como a gravidez na adolescência, o convívio com o semiárido, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio público, entre outros.

O conteúdo da formação foi elaborado pela Professora Jeane Noronha (Educação), Secretário Ney Werbson (Cultura), Mikaele Sousa (Assistência Social) e Socorro Maria (Coordenadora Municipal do Projeto) que fizeram as apresentações de forma lúdica, dinâmica e criativa.
Os 18 alunos das escolas de Ensino Fundamental da sede de Mombaça, chamados “Embaixadores da Leitura, todos na faixa etária de 10 a 14 anos, terão a nobre missão de ler e disseminar nas escolas e comunidade, os livros de escritores cearenses. Nesse primeiro momentos foram selecionadas as seguintes obras: “Vila 16”, “De Esfulepante a Felicitante Uma Questão de Gentileza” e a coletânea “Clássicos Cearenses Recontados em Cordel”.

A escolha dos Embaixadores da Leitura nas escolas foram realizados obedecendo os critérios de liderança e aptidão do aluno pela leitura. Em cada escola foram escolhidos dois alunos.

Em Mombaça o Projeto conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Juventude, Esporte e Cultura. A Primeira Dama Jakelini Evangelista e a mãe do prefeito Ecildo Filho, Leda Jota, se tornaram madrinhas do Projeto.

O “Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura” é uma realização da APDMCE em parceira com a Fundação Demócrito Rocha, o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, o Selo Unicef Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE).

Público Alvo: crianças e adolescentes e suas famílias

Abrangência: 100 municípios cearenses

Atendimento: 1500 crianças e adolescentes