Prefeito Ecildo Filho assina Termo de Adesão do Garantia-Safra 2016/2017

terça-feira, 25 de abril de 2017 0 Agricultura

safra2017

O prefeito Ecildo Filho, acompanhado da 1ª  Dama Jakelini Braga Evangelista, esteve hoje (25) no Centro de Eventos do Ceará (Fortaleza) participando da Cerimônia de Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2016/2017. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana e prefeitos dos municípios que estão aderindo o Programa.

Ao assinar o Termo de Adesão ao Garantia Safra o prefeito Ecildo Filho assume o compromisso que 4.500 famílias continuarão recebendo esse importante benefício. Como acontece desde o inicio de sua gestão o prefeito Ecildo Filho garante quitar rigorosamente em dias as parcelas que compete ao município para que os agricultores de Mombaça não tenham prejuízos por ocasião da liberação do benefício.

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido a seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra nos municípios  em que forem verificadas perdas, de pelo menos, 50% do conjunto da produção agrícola.

Para que o agricultor possa aderir ao programa é necessário ser agricultor familiar, conforme definido pelo Pronaf. Não ter renda mensal superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo. Não deter área superior a 4 módulos fiscais. A área total a ser plantada deve ser de, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, 5 hectares.

Em Mombaça a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural em parceria com a Ematerce prestam total apoio aos agricultores cadastrados no Programa Garantia-Safra.