Enfermeiras participam da Reunião Nacional de Enfermagem

quinta-feira, 20 de abril de 2017 0 Saúde

reuniãocampina

A Secretaria de Saúde incentiva a capacitação dos profissionais para melhor atender aos pacientes. Na última terça-feira (18/04) as enfermeiras Samara Marques (secretária de Saúde) e Jardenia Linhares participaram da Reunião Nacional de Enfermagem em Mocopolissacaridose em Campinas (SP).

Há três anos que enfermeiras do hospital vêm acompanhando um paciente portador de Mucopolissacaridose (MPS) no Município. O Ministério da saúde custeia a medicação de altíssimo custo. É uma medicação endovenosa, administrada semanalmente na sala de estabilização, através de bomba de infusão e com todo monitoramento realizado pelas enfermeiras do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo (HMAAC).

Por dois anos consecutivos a Biomarin, empresa responsável pela medicação e acompanhamento da evolução desse paciente, seleciona o município de Mombaça para apresentação do caso clínico do paciente na Reunião Nacional de Enfermagem em MPS. Este acompanhamento tem sido eficaz devido ao relevante suporte estrutural e profissional que o município de Mombaça apresenta, pois conta com excelentes profissionais, enfermeiras capacitadas que administram a medicação e monitoram antes, durante e após o uso, ainda disponibilizando o transporte semanalmente para o paciente, pois o mesmo reside na zona rural.

As mucopolissacaridoses são enfermidades metabólicas hereditárias provocadas por disfunções no metabolismo que causam o funcionamento inadequado de determinadas enzimas, responsáveis por importantes reações químicas do corpo humano. As enzimas ajudam a nos manter vivos e saudáveis, sendo que qualquer problema no funcionamento destas provoca uma série de danos.

Estas doenças metabólicas fazem parte de um grupo chamado de Doenças de Depósito Lisossomal. O lisossomo é uma das organelas que existem dentro de cada célula do corpo humano. Esta pequena estrutura possui como principal função a digestão intracelular, ou seja, transforma moléculas grandes em moléculas pequenas, para que possam ser utilizadas.

Por Carlos Audi/Jônatas Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *